Setecidades Titulo
Santo André muda mãos de ruas no Valparaíso
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
22/10/2010 | 08:35
Compartilhar notícia


A alteração do viário da Praça Kennedy é só o começo das mudanças que a Prefeitura de Santo André quer promover no trânsito da região. A próxima etapa será a criação de binário entre a Avenida Atlântica e a Rua Atibaia.

A ideia é tornar as duas vias, que são paralelas e de mão dupla, em mão única. A Atlântica desce em direção à Avenida Lauro Gomes e a Atibaia sobe sentido Centro.

A administração já realizou estudos e irá contratar empresa para realizar projeto executivo, que ficará pronto no início de 2011.

O investimento é de R$ 4,1 milhões e a expectativa é de que as vias já estarão funcionando com novo sentido até o fim do ano que vem.

Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos Alberto Rodrigues Casalinho, a intenção é diminuir o volume de carros, que provoca diariamente pontos de lentidão no entorno, e redirecionar os motoristas.

"A Avenida Atlântica oferece uma dificuldade muito grande, de manhã para quem vai para São Paulo e durante à tarde na volta", afirmou o secretário.

O local da planejada intervenção está em área de divisa, permitindo ligação com São Bernardo e São Caetano, uma das saídas de Santo André para a Capital.

Além de nova sinalização, o binário da Atlântica com a Atibaia será completado por uma ponte sobre o Córrego Bom Pastor.

A alça vai partir da Avenida Winston Churchil em direção à Rua Atibaia, passando pelas avenidas Lauro Gomes e Bom Pastor.

A passagem elevada, com 30 metros de extensão por 18 de largura, será construída nas proximidades da ponte que já existe no local.

Casalinho entende que as obras irão "tirar os motoristas que hoje são jogados para a região do Paço Municipal e têm de rodar pelo Centro."

Viaduto - A criação do binário irá fazer com que mais veículos utilizem a Avenida José Antonio de Almeida Amazonas, segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos.

"Vamos jogar os motoristas para essa via, que também tem gargalo. Mas para evitar que o trânsito complique, terminaremos o Viaduto Antonio Adib Chammas."

Para completar o inacabado viaduto, que cruza a Avenida dos Estados, é necessário duplicar as pistas e construir alças de acesso.

A expectativa da administração é iniciar as obras ainda no ano que vem, mas só concluir em 2012.

Vizinhos aprovam mudança, mas fazem ressalvas
A criação do binário levará mais veículos para a Rua Atibaia, que está em área residencial e registra tráfego leve na maior parte do dia.

Os moradores ouvidos pelo Diário concordam que a via deve ter sentido único, mas temem que as mudanças acabem com essa característica.

"O tráfego vai ser maior. Me preocupo com isso, pois essa rua (a Atibaia) é mais estreita que a Atlântica", afirmou Neide Collete, 66 anos, há três décadas no bairro.

Apesar do trânsito tranquilo, a via tem problemas, que seriam resolvidos com a definição de mão única na opinião dos vizinhos.

"Os carros sobem e descem e estacionam dos dois lados, o que torna a passagem complicada. Sendo mão única, esse problema será menor", ponderou o zelador Edivan João da Silva, 48.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;