Nacional Titulo
Rondônia demite 9.613 servidores públicos estaduais
Do Diário do Grande ABC
24/01/2000 | 15:38
Compartilhar notícia


O governador de Rondônia, José Bianco (PFL), demitiu, por meio de decreto, 9.613 servidores públicos estaduais, como forma de adequar a folha de pagamento ao estabelecido pela Lei Camata - que restringe os gastos com funcionalismo em 60% da arrecadaçao.

O Estado conta com 40 mil servidores (incluindo os 4 mil funcionários dos três poderes) e destina quase 85% da arrecadaçao para o pagamento da folha. Foram exonerados 2.094 celetistas e 6.064 servidores que fizeram o concurso interno durante o governo de Jerônimo Santana, em 1988. Também foram demitidos 1.457 professores emergenciais. Além disso, o governo pôs em disponibilidade 228 servidores do Instituto de Previdência de Rondônia (Iperon). O Sindicato dos Trabalhadores em Educaçao de Rondônia (Sintero) realiza assembleia extraordinária a partir das 16 horas de amanha (25). Será discutida a possibilidade de o Sintero entrar com açao na Justiça pleiteando a reintegraçao dos servidores demitidos. A educaçao abrange o maior número de servidores: sao 17.700. Deste setor, foram demitidos 6.480 servidores. O segmento da saúde (cerca de mil 6 funcionários) também está se mobilizando em relaçao à situaçao dos demitidos. Nesta segunda, representantes do setor estiveram reunidos em assembléa e, nesta terça, deverao realizar manifestaçoes contra o governo.

"Vamos lutar com todas as nossas energias contra essas atitudes porque temos consciência de que os maiores penalizados sao os mais pobres, exatamente aqueles que nao têm disposiçao ou canal para protestar contra o desrespeito", disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sindsaúde), Oscar Henrique. O sindicato pretende colher 30 mil assinaturas dos servidores públicos e da populaçao que procura as unidades de saúde, "como forma de protesto e para buscar um meio para que a situaçao seja revertida".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;