Cultura & Lazer Titulo
Climachauska olha mundo por meio de subtraçoes
Do Diário do Grande ABC
21/03/2000 | 15:49
Compartilhar notícia


A exposiçao Zero e Sistina, que Paulo Climachauska inaugura na noite desta quarta, na Galeria Baró Senna, é de uma secura incômoda. Como se quisesse eliminar toda a interferência que pudesse desviar a atençao do público do jogo conceitual que propoe, o artista criou dois ambientes extremamente áridos. No térreo da galeria, quatro mesas toscas ocupam o centro do cenário, mas o real protagonista da instalaçao intitulada Zero sao as operaçoes de substraçao simples que ocupam as superfícies das mesas (nas quais estao escavadas a canivete) e as paredes da casa.

No segundo andar o procedimento se repete, com um pouco mais de recursos, com a instalaçao Sistina, uma referência explícita à Capela Sistina. Trata-se de um pequeno mezanino, cujo teto foi pintado de preto. Sobre essa superfície, Climachauska voltou a fazer suas continhas de subtraçao utilizando lápis branco (como se fosse um negativo do trabalho). Também faz parte dessa instalaçao um andaime construído em cobre que ampara uma chapa de vidro repleta de operaçoes matemáticas.

A construçao do trabalho é muito simples. "Parti de um procedimento básico, quase anônimo, que é o de riscar a mesa, ou escrever na parede", explica o artista. Ele nao tem nenhuma preocupaçao com o aspecto estético do trabalho. "Muito pelo contrário, ele tem a marca da minha mao, o que para mim é muito importante", diz. "A cultura se transforma cada vez mais num produto e eu estou criando algo que nao pode ser repetido, comprado, muito menos industrializado", explica.

Climachauska faz questao de afirmar que suas referências sao brasileiras, que seu trabalho se insere na trajetória da arte conceitual desenvolvida no País a partir das décadas de 60 e 70. Mas ao contrário dos artistas dessa geraçao, como Waltércio Caldas, o artista abandona completamente o aspecto formal da obra. "É proposital essa ausência de seduçao", explica Climachauska.

Segundo ele, algumas instalaçoes (como Sistina) têm uma forte presença, mas nao uma seduçao envolvente. "Para mim o que interessa é deixar claro o discurso." Nesse caso, o discurso é um comentário sobre o fato de as pessoas pensarem que os vários sistemas (econômico, social, político) sao construídos a partir da ediçao de novos elementos quando, na verdade, o que lhes dá contornos definidos é o processo de extraçao (exatamente como faz o artista ao escavar as mesas com o canivete).

"A gente sempre acha que os sistemas foram construídos pela adiçao, mas as operaçoes de subtraçao sao de uma ordem muito maior", explica. Apesar do evidente caráter conceitual de seu trabalho, nao há nenhuma razao filosófica que explique essa atual obsessao de Paulo Climachauska pelas contas de subtraçao.

Trata-se, na verdade, de um sutil e hermético comentário do artista sobre a construçao do mundo. "Se a gente tem um sistema cultural, fazemos determinadas escolhas, mas elas sao apenas um recorte do real", explica. "Tudo aquilo que nao é considerado pelo sistema, que foi subtraído, sao as infinitas possibilidades que você teria e que você nao utilizou", acrescenta.

No fundo, há também uma certa ironia em seu discurso, pois é como se ele procurasse mostrar que nao há grande diferença entre o zero e o infinito. Nao é à toa que o resultado das continhas que faz obsessivamente nas paredes e mesas terminem sempre em dois zeros entrelaçados, ou seja, o símbolo do infinito.

Essa linha de trabalho é relativamente recente na trajetória de Climachauska, que sempre atuou no campo da instalaçao e da escultura. Suas primeiras experiências do gênero foram mostradas no ano passado em exposiçoes no Paço das Artes e na mostra coletiva Panorama, do Museu de Arte de Sao Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;