Setecidades Titulo
São Caetano vai ensinar a cozinhar para doentes
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
27/04/2011 | 07:17
Compartilhar notícia


Quem sofre de doenças como diabetes, pressão alta e obesidade precisa ter um controle diário e rígido da alimentação. Os cerca de 64 mil moradores de São Caetano cadastrados no PSF (Programa Saúde da Família) e que têm esses problemas poderão contar com uma ajuda especializada a partir de hoje, quando a Prefeitura entrega a sede do Nasf (Núcleo de Apoio da Saúde da Família), que contará com uma cozinha experimental entre suas instalações.

Segundo a coordenadora do programa em São Caetano, Maria José Pereira Zago, a ideia é oferecer cursos sobre alimentação saudável.

"Além disso, teremos um auditório para palestras sobre saúde voltadas a toda a população", destacou. Os cursos também ensinarão a elaborar dietas, soro caseiro e a manipular alimentos de maneira a aproveitá-los integralmente.

Além da cozinha experimental, o espaço concentrará as 21 equipes que atendem no Programa Saúde da Família na cidade. Elas são compostas de médicos, enfermeiros, auxiliares e agentes comunitários. O Nasf conta ainda com psicólogo, psiquiatra, farmacêutico, nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e professor de Educador Física. 

MINISTÉRIO
Os núcleos são uma iniciativa do Ministério da Saúde que amplia o número de profissionais vinculados às equipes do PSF, de maneira a expandir a abrangência das ações da atenção básica.

Maria José explicou que a sede servirá como base para as equipes. "Teremos toda a infraestrutura necessária para discutir nossas ações de promoção da saúde e combate às doenças, como salas de reuniões e auditórios", destacou.

O prédio onde está o Nasf pertence à Prefeitura e passou por reforma, com investimentos de R$ 147 mil. Está localizado na Rua Bahia, esquina com a Rua Giuseppe Carnevalli. A cerimônia de entrega será às 11h30 e contará com a presença do prefeito José Auricchio Júnior (PTB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;