Eleições 2016 Titulo São Caetano
Auricchio lidera; Pinheiro é 2º

Ex-prefeito de S.Caetano registra 33% de intenções de voto e atual chefe do Executivo tem 17,8%; Fabio Palacio aparece isolado em terceiro

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
02/09/2016 | 07:23
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Ex-prefeito e candidato do PSDB em São Caetano, José Auricchio Júnior é líder na primeira sondagem feita pelo DGABC Pesquisas para a eleição de outubro, encomendada pelo Diário. O tucano atingiu 33% de intenções de voto. Na sequência vem o atual chefe do Executivo e postulante à reeleição, Paulo Pinheiro (PMDB), citado por 17,8% dos eleitores.

Na terceira via, o vereador Fabio Palacio (PR) aparece isolado, com 9,5%. Em seguida vem o ex-parlamentar Gilberto Costa (PEN), com 7,3%. Atual vice-prefeita e nome do PRTB, Lucia Dal’Mas foi lembrada por 4,5% do eleitorado, na quinta colocação. Os outros três candidatos – Márcio Della Bella (PT), Vadinho (PV) e Sara Jane (Rede) – não atingiram um ponto percentual. Os dois primeiros têm 0,8%, enquanto que Sara amarga a última colocação, com 0,3% de intenções de voto. A 30 dias do pleito, os eleitores que disseram não saber em quem votar somaram 17,2%. Votos brancos e nulos são 8,8%.

No estrato por faixa etária, Auricchio é mais lembrado entre os idosos: 37,6% dos que têm 60 anos ou mais dizem que vão votar no tucano. Já Pinheiro, 73 anos, triunfa entre o eleitorado jovem, que possui entre 16 e 24 anos: 27,3%.

Auricchio lidera entre os mais ricos (renda acima de R$ 4.400), com 35%, e também entre os mais pobres (até R$ 880), sendo citado por 53% desse eleitorado.

O melhor desempenho de Pinheiro se divide entre os que ganham mais que cinco salários mínimos e entre os que possuem renda de três a quatro salários, ambos registrando 20,9%. O cenário eleitoral por gênero beneficia Auricchio tanto entre as mulheres quanto entre os homens. Maioria do eleitorado feminino (37,5%) e masculino (27,3%) declarou voto no ex-gestor. Nesta mesma sequência, as revelações de adesão ao projeto de reeleição Pinheiro estão equilibradas: 18,8% e 17%.

REJEIÇÃO
Dois políticos experientes nas urnas, Pinheiro e Auricchio (governou a cidade entre 2005 e 2012), nesta ordem, são os que mais registram rejeição do eleitorado: 27,8% dos votantes disseram não votar de jeito nenhum no atual chefe do Executivo e 25%, no ex-prefeito.

Gilberto Costa é o terceiro mais rejeitado, com 8,8%. A surpresa de rejeição fica por conta de Sara Jane, que não chegou a pontuar na pesquisa estimulada, mas é a quarta mais reprovada entre os prefeituráveis: 3%.

Na sondagem espontânea, quando o eleitor responde em qual candidato votaria sem ser informado sobre quem são os candidatos, o desempenho entre Auricchio e Pinheiro é mais equilibrado, mas a ordem não é alterada: 22,8% declararam voto no tucano, ante 15,3% no peemedebista. Palacio foi citado por 4,5%, o mesmo índice de Gilberto Costa. Lucia foi lembrada por 2,3 e Vadinho, 0,8%. Della Bella alcançou 0,5%.

A pesquisa entrevistou 400 pessoas na terça-feira e está registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número 02357/2016. A margem de erro é de cinco pontos percentuais. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;