Nacional Titulo
AIDS: mulheres sao mais atingidas pelo preconceito
Do Diário do Grande ABC
01/12/1999 | 15:27
Compartilhar notícia


Uma pesquisa realizada pela Unesp revela que a mulher portadora do vírus HIV sofre mais preconceito e está menos preparada do que o homem para enfrentar a doença. O estudo foi realizado entre 50 mulheres e 82 homens, portadores do vírus da AIDS, pacientes do ambulatório especial da Faculdade de Medicina da Unesp, em Botucatu, interior de Sao Paulo.

Segundo a pesquisadora e professora da universidade estadual de Sao Paulo, Marli Gimenez Galvao, coordenadora da pesquisa, as mulheres portadoras de HIV têm menor escolaridade, menor qualificaçao e a maioria sao donas de casa. Ela acrescentou que o homem é muito mais bem acolhido quando informa à família de que está com a doença do que as mulheres, que normalmente sao repudiadas.

``Na maioria das vezes as mulheres descobrem primeiro que estao infectadas pelo HIV. Entao o marido e a família ficam com a impressao de que ela contaminou o marido, quando o que a gente percebe é que normalmente acontece o inverso', disse Marli.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;