Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Afecção funcional benigna da mama - Dr. Leo Kahn

Nódulos são dolorosos e aumentam a sensibilidade principalmente sob a influência hormonal do estrógeno e progesterona, sendo mais acentuado no período pré-menstrual

Dr. Leo Kahn
25/08/2016 | 22:38
Compartilhar notícia


Também conhecida como displasia mamária, é uma alteração benigna caracterizada pela proliferação desordenada do tecido fibroso de sustentação das mamas, levando ao aparecimento de pequenos nódulos ou cistos mamários.

Esses nódulos são dolorosos e aumentam a sensibilidade principalmente sob a influência hormonal do estrógeno e progesterona, sendo mais acentuado no período pré-menstrual.

A AFMB acomete com maior frequência as mulheres no seu período reprodutivo, principalmente entre os 35 e 50 anos de idade. São mais raros pós-menopausa, se a mulher não estiver realizando reposição hormonal.

Fatores de risco:
Mulheres nulíparas.
Terapia hormonal.
Alimentação incorreta.
Uso de refrigerantes e cafeína.
Hereditariedade.

Sinais e Sintomas:
Aumento do volume das mamas.
Endurecimento das mamas.
Sensibilidade nas mamas.
Dor nas mamas que aumenta no período pré-menstrual.
Dor que chega, em alguns casos, a afetar as atividades diárias.
Desconforto mamário melhora após cada período menstrual.

O diagnóstico é feito pela história e exame físico, sendo que os principais sintomas estão relacionados com o ciclo menstrual e mais ainda no pré-menstrual.

Os métodos invasivos (punção, biópsia, exérese de nódulo ou setor) são indicados naqueles casos em que é imperioso o diagnóstico diferencial com o carcinoma.

Saiba mais:
Evite o estresse.
Cuidado com os níveis de estrogênio elevado.
Aproximadamente uma em cada dez mulheres que desenvolve a doença tem um parente com o problema.
Diminua o consumo de sal e de alimentos em conserva no período pré-menstrual.
Reduza a ingesta de doces e cafeína (café, chá preto, guaraná e refrigerantes à base cola).
Ingira alimentos que estimulem a eliminação de líquidos pelo organismo, como morango, melancia, alcachofra, aspargo, agrião e salsa.
Aumente o uso de alimentos ricos em vitamina E, como gérmen de trigo, soja, óleos vegetais, nozes, alface, rúcula, espinafre, cereal integral e ovos.
Alimentos ricos em magnésio também ajudam a reduzir o inchaço (figo, amêndoas, banana, sementes, cereais integrais e frutos do mar).
Compressas com bolsa de água morna ou banho morno auxiliam no alívio para a dor
Realize exercícios físicos com regularidade.
A terapia mais importante é o esclarecimento para a paciente de que esta não é portadora de doença maligna ou que predisponha ao carcinoma.
O autoexame das mamas é de importância crucial para o diagnóstico precoce do câncer de mama, que por sua vez é decisivo para melhorar o prognóstico do tratamento.
Fique atenta e se encontrar algo diferente em suas mamas. Procure seu ginecologista ou um mastologista.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;