Internacional Titulo
Sharon quer sinal verde dos EUA para seu plano de separação
Da AFP
06/02/2004 | 17:14
Compartilhar notícia


O premier israelense, Ariel Sharon, espera obter o apoio de Washington para seu plano de separação unilateral dos palestinos, o que prevê a retirada da maioria das colônias da Faixa de Gaza.

Sua popularidade estava em alta nesta sexta-feira depois do anúncio do desmantelamento de 17 das 21 colônias de Gaza, ao mesmo tempo em que aumentavam suas possibilidades de evitar a justiça num processo de corrupção.

Sharon pretende pedir a aprovação dos Estados Unidos ao seu projeto de aumentar os blocos de colônias na Cisjordânia, em troca de uma retirada dos assentamentos isolados neste território palestino, assim como na Faixa de Gaza.

"Uma das opções contempladas por Sharon é reinstalar os habitantes dos assentamentos evacuados nas colônias", que serão aumentadas, disse o porta-voz, Assaf Shariv.

Sharon pretende apresentar os grandes princípios de seu "plano de separação" durante a visita que realizará a Washington nas próximas semanas.

O vice-premier israelense Ehud Olmert, em visita a Washington, estimou por sua vez que os americanos aprovariam este plano de separação, que está, segundo ele, de acordo com a "visão" do conflito do presidente George W. Bush, apresentada em junho de 2002.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;