Nacional Titulo
Painéis danificados no Santos Dumont sao reinaugurados
Do Diário do Grande ABC
18/06/1999 | 17:57
Compartilhar notícia


Os painéis "Primórdios da Aviaçao" e "Aviaçao Moderna", danificados pelo incêndio que destruiu parte do Aeroporto Santos Dumont, em 13 de janeiro de 98, foram reinaugurados quinta-feira. Eles foram recuperados pelo artista plástico Sansao Pereira, de 79 anos, e seis auxiliares. As obras estao expostas no saguao, onde antes funcionava o desembarque. "Vou fazer um apelo à Infraero para que os passageiros voltem a desembarcar por aqui e possam apreciar essas obras de arte assim que chegarem ao Rio", afirmou o prefeito Luiz Paulo Conde (PFL).

Os painéis foram feitos nos anos 50 pelo pintor Cadmo Fausto e simbolizam o início da aviaçao e o seu desenvolvimento comercial. Pereira, que já havia restaurado as pinturas seis anos antes, encontrou os painéis recobertos por fuligem . O calor de 500 graus fez derreter tinta e verniz e rachou o concreto.

Depois de usar escova de raízes, lavagem química e de água para limpar as pinturas, Sansao nao tinha o que restaurar. "Tive de pintar tudo de novo", afirmou. Ele fez pesquisas em bibliotecas e livros antigos para encontrar as cores originais usadas por Cadmo Fausto. "Descobri que o 14 Bis, construído por Santos Dumont, era bege, por exemplo", contou.

O 14 Bis está no painel "Os primórdios da aviaçao", o preferido de Pereira. "Esse painel é um tanto romântico, retrata a história da aviaçao", disse o artista plástico. A reconstituiçao dos painéis, de 15 metros largura por seis de altura - os maiores instalados em prédios públicos no Brasil -, custou R$ 338 mil, financiados pela empresa de turismo do município.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;