Setecidades Titulo
Construção sem critérios técnicos afeta a saúde do morador
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
08/05/2009 | 07:52
Compartilhar notícia


A pesar de consolidados, os núcleos habitacionais apresentam problemas que interferem diretamente na Saúde e na qualidade de vida da população. Além de pavimentação, energia elétrica e rede de água e esgoto, esses locais necessitam de políticas públicas integradas que tragam outras melhorias.

Segundo a professora titular e presidente da Comissão de Pesquisa da FAU/USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo) Ermínia Maricato, as áreas com grande adensamento são as que exigem mais atenção. A especialista explica que, em geral, as casas não contam com ventilação apropriada e espaços para entrada de luz natural o que contribui com a incidência de doenças.

"Uma das coisas que estamos concluindo é que precisamos envolver a área de Saúde no urbanismo. Temos de convencer a população de que por mais que seja necessário construir uma laje a mais, ela precisa respeitar a janela do vizinho e a ventilação da própria casa", diz a urbanista.

"Muitas vezes você tem ainda situações de insalubridade, de várias famílias habitando o mesmo domicílio, falta de acessibilidade. Como faz para melhorar aquilo que já foi urbanizado no passado? Vamos ter de pensar nisso", afirma a professora do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais da UFABC (Universidade Federal do ABC) Rosana Denaldi.

A professora titular de pneumologia da Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp (Universidade Estadual Paulista) Thaís Thomaz Queluz confirma que a falta de ventilação e luz natural pode causar doenças respiratórias e agravar outras, como a asma. "As pessoas precisam de ar puro, limpo, renovável."

Visita - Ontem, Ermínia e Rosana, acompanhadas do prefeito Mario Reali (PT) e do secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano Márcio Luiz Vale, visitaram os núcleos habitacionais Vila Popular, Vila Marilene e Nova Conquista, em Diadema.

O objetivo é que a partir da iniciativa sejam realizadas discussões para que, a longo prazo, o Poder Público desenvolva políticas para melhoria na infraestrutura dessas e de outras regiões.

Além de docente da USP, Erminia Maricato foi ministra adjunta do Ministério das Cidades e secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo. Rosana Denaldi também foi secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;