Economia Titulo
Pesquisa revela dinamarqueses satisfeitos com carga tributária
Da AFP
19/10/2010 | 13:57
Compartilhar notícia


Uma grande maioria dos dinamarqueses está satisfeita com a carga tributária na Dinamarca, uma das mais elevadas do mundo, segundo pesquisa publicada nesta terça-feira.

Apenas 20% dos dinamarqueses acham que a população paga muito impostos, enquanto 66% julgam adequado o nível atual de taxação; 12% consideram até que não pagam o suficiente, segundo o estudo do Greens Analyse Institut publicado pelo jornal de economia Boersen.

A Dinamarca está em primeiro lugar, acima de Suécia, Bélgica e França, na classificação dos países da Organização de Cooperação de Desenvolvimento Econômico, com uma taxa de tributação de 48,3% do Produto Interno Bruto, em 2007.

Este país escandinavo ultrapassa a média dos países desenvolvidos membros da organização (38%) e dos Estados Unidos (26,9%).

A "história de amor" entre os dinamarqueses e os impostos está relacionada com a importância do Estado-Providência no país, que justifica um nível elevado de taxação, segundo especialistas.

O governo dinamarquês liberal-conservador, no poder desde 2001, instaurou no início do mandato um congelamento dos impostos e decidiu conter o setor público, relembrou Peter Kurrild-Klitgaard, um cientista político da Universidade de Copenhague citado pelo Boersen.

"No momento, o debate sobre finanças públicas tende para a esquerda", destacou.

Os simpatizantes da direita no poder e de extrema-direita são maioria entre os partidários das baixas dos impostos. Cerca de 25% deles acham que pagam muitos tributos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;