Economia Titulo
América Latina nao deve pagar dívida, diz Celam
Do Diário do Grande ABC
10/03/2000 | 15:01
Compartilhar notícia


O presidente do conselho episcopal latino-americano (Celam), bispo colombiano Jorge Jiménez, disse nesta sexta-feira que a dívida externa da América Latina, de US$ 600 bilhoes, ``nao deve ser paga nem cobrada'.

``A dívida está afogando a América Latina e nao deve ser paga, já que os juros que nos cobram indicam que já foi paga', disse o bispo.

Monsenhor Jiménez disse que o Celam ``continuará pressionando os países do Grupo dos 7 (G-7, os sete mais industrializados) para ``que reduzam ou perdoem as dívidas dos países latino-americanos'.

``Já no ano passado, na reuniao do G-7 em Colônia (Alemanha), houve uma manifestaçao ecumênica para pressionar os países desenvolvidos neste sentido', destacou o prelado.

Segundo o bispo colombiano, Alemanha, Espanha, França e Itália ``deram ouvidos ao clamor dos latino-americanos e anunciaram reduçoes significativas às dívidas da Bolívia, Honduras e Nicarágua'.

``A dívida bilateral é mais administrável, mas a que realmente se torna insustentável é a multilateral, a que concedem os organismos financeiros, porque nossos países estao se afogando com os juros de usura que nos cobram', insistiu o presidente do Celam.

A dívida externa latino-americana corresponde a 36% do PIB da regiao.

Monsenhor Jiménez indicou que ``a dívida latino-americana também se converteu em uma carga porque tem havido corrupçao em nossos países, mas os emprestadores sabiam a quem estavam emprestando, e isto nao os exime de culpa'.

``Os países ricos deveriam fazer um exame de consciência bem concreto e perdoar a dívida aos pobres, tal como se fez aos europeus na Segunda Guerra Mundial', enfatizou monsenhor Jiménez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;