Política Titulo
Volpi avisa que irá pedir recursos para Lula e Serra
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
06/03/2010 | 08:08
Compartilhar notícia


O prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), assumiu ontem a presidência do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, em cerimônia realizada no Teatro Municipal de Santo André. Em seu discurso, deu recado direto aos governos estadual e federal ao afirmar que buscará recursos para melhorias na região. "Preparem-se, porque faremos nossas correrias."

Apesar de expressar a vontade de angariar verbas para realização de obras e serviços na região, Volpi admitiu que isso deve ficar para o próximo mandatário da entidade regional, pois em 2010 será feito "o trabalho burocrático" para efetivar a transformação do Consórcio em instituição de direito público - com orçamento próprio e capaz de promover licitações conjuntas entre dois ou mais municípios.

"Vamos preparar o terreno para o próximo presidente já assumir com algo pronto", frisou o verde, ao antecipar que não há interesse em ser reeleito para a função.

Nesse momento em que a entidade passa por adaptação, os esforços do prefeito de Ribeirão Pires serão voltados para reuniões com representantes do Estado e da União, com vistas a agilizar projetos já encaminhados à região.

"As prioridades são a macrodrenagem (para minimizar o problema das constantes enchentes) e, talvez, a criação de uma Defesa Civil integrada entre as sete cidades", discorreu Clóvis Volpi.

Sobre a possível entrada da cidade de São Paulo no colegiado do Consórcio, cogitada nas últimas semanas, o verde enfatizou que o ganho para a região seria principalmente político. "Seria importante, pois é um ente executor de grande monta financeira."

Outra medida a ser promovida pelo novo presidente "ainda no primeiro semestre" é a abertura de concurso público para contratação de 20 funcionários - outros sete são comissionados, de livre nomeação. "Precisamos de corpo técnico para colocar em prática o planejamento."

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), que passou o bastão para Volpi, agradeceu "a aplicação" dos demais chefes de Executivo na realização dos projetos de 2009 e salientou que a "nova fase" do Consórcio será próspera.

Um dos principais avanços de sua gestão foi a garantia de recursos para contratação de estudos para implementação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que ligará a Estação Tamanduateí do Metrô a São Caetano e São Bernardo - o governo federal enviou, em dezembro, R$ 27,5 milhões aos cofres do governo do Estado de São Paulo, que completará a verba necessária.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;