Economia Titulo
Contratação temporária cresce 10,8%
Tauana Marin
do Diário do Grande ABC
24/01/2011 | 07:48
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O bom momento da economia brasileira durante 2010 rendeu contratações. O volume de temporários empregados, por exemplo, cresceu 10,8% no ano passado, quando comparado com 2009, segundo levantamento da Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e Trabalho Temporário).

Baseado em pesquisas feitas pelo Ipema (Instituto de Pesquisa Manager), o estudo aponta que durante o ano passado foram admitidos 244,3 mil temporários, ante 220,5 mil, em 2009. Para a comparação foram considerados apenas os picos de contratação sazonais de todo o ano: Páscoa, Dia das Mães, férias de julho e Natal.

Até julho de 2010, mês no qual a Asserttem divulgou o primeiro balanço anual, 104,3 mil pessoas tinham sido contratadas para vagas temporárias. O número, 9,8% maior do que no mesmo período de 2009, quando 95 mil trabalhadores foram empregados como temporários, já era um indicativo de bons resultados.

A diretora da Asserttem, Jismália de Oliveira Alves, acredita que o saldo positivo em 2010 é reflexo da economia estável e aumento da demanda por crédito. "Consequentemente, nesses casos, a procura por mão de obra no comércio e nas indústrias crescem, e muito".

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) revelam que o setor de serviços contratou cerca de 1 milhão de pessoas e o comércio gerou aproximadamente 600 mil, em 2010.

O presidente da Asserttem e também do Sindeprestem (Sindicato das Empresas de Serviços Terceirizáveis e Trabalho Temporário do Estado de São Paulo), Vander Morales, afirma que o setor atua significativamente na "inserção de jovens no mercado de trabalho e para a formalização da mão de obra no País".

Para este ano, a expectativa também é positiva. "A contratação de temporários deverá crescer entre 7% e 8% neste ano. Afinal, o poder de consumo das pessoas aumentou, atrelado à renda do trabalhador", enfatiza a diretora da Asserttem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;