Cultura & Lazer Titulo
História de amor é montada com músicas de Chico Buarque
Do Diário do Grande ABC
21/03/2000 | 16:03
Compartilhar notícia


Até Chico Buarque ficou surpreso. Entre as 22 músicas de sua autoria que compoem o musical "Na Bagunça do Teu Coraçao", que estréia nesta quarta no Teatro Bibi Ferreira, havia duas que nem ele lembrava de ter composto, "Cançao de Pedroca" e "Canto Fundo de Frederico'. "Ele ficou emocionado com o trabalho de redescoberta", comenta a atriz e cantora Cláudia Netto, que divide o palco com Cláudio Botelho e quatro músicos, sob a direçao-geral de Bibi Ferreira.

Durante uma hora e meia de espetáculo, sem intervalo, a dupla interpreta diversos papéis, sempre em torno das cançoes de Chico Buarque - a história percorre o ano de 1999, desde o primeiro encontro de um casal em uma praia, passando pelas mudanças de sentimentos e oscilaçoes da aventura do amor até a inevitável reconciliaçao. "Na verdade, é uma história tao sem surpresas como um filme de Fred Astaire e Ginger Rogers, mas com um romantismo delicioso, além da beleza das próprias músicas", afirma Botelho.

O êxito do musical está principalmente no engenhoso roteiro dos jornalistas Joao Máximo e Luiz Fernando Vianna, autores do texto que amarra bem as 22 cançoes de Chico selecionadas para o espetáculo. "Como profundos conhecedores da música brasileira, Joao e Luiz souberam fugir do óbvio ao vasculhar a obra do compositor e escolheram verdadeiras jóias", diz o diretor Paulo Afonso de Lima, citando como exemplo a música que abre o espetáculo, "Valsa Brasileira".

Achado - Em alguns casos, a garimpagem exigiu esforço extra, como a recuperaçao de cançoes do musical "O Rei de Ramos". "Em determinadas músicas, tínhamos a letra mas quase nenhuma referência da melodia", conta Cláudia. "Assim, chegamos a pedir auxílio aos parceiros de Chico, como Francis Hime, que reproduziu no piano a música "Cançao de Pedroca", gravou em uma fita cassete e nos enviou."

Entre as cançoes, figuram também verdadeiros sucessos do compositor, como "Olhos nos Olhos, O Que Será, Fantasia, Sob Medida, Nao Sonho Mais". Sao composiçoes que, sozinhas, já contam uma história. Apesar de conhecidas, as letras nao sao acompanhadas pelas platéias, como se tornou hábito nos musicais envolvendo clássicos da música brasileira. "É que cada cançao exerce uma funçao no enredo, o que atrai a concentraçao do público", acredita Botelho.

Os autores do espetáculo constataram que as músicas de Chico Buarque, mesmo as que nao foram criadas para um contexto dramático, contam histórias, definem personagens, refletem emoçoes. As suas letras nao somente preenchem uma música, mas têm um ritmo vocabular. Como as duas cançoes que fugiram da memória do compositor - em "Cançao de Pedroca', Chico revela-se espirituoso, assim como em "O Canto Fundo de Frederico", em que Botelho interpreta o tema caracterizado como um afetado homossexual.

"Na Bagunça do teu Coraçao" estreou no Rio no ano passado, conseguindo boas lotaçoes no Teatro Joao Caetano. Foi ainda duplamente indicado ao Prêmio Sharp, como melhor musical e melhor enredo. A temporada exigiu esforço dobrado de Cláudia. Como também participava do musical "Somos Irmas", sobre a vida das irmas Batista, a atriz e cantora tinha 20 minutos para deixar um espetáculo e chegar ao outro. "Era obrigada a me pentear no carro", conta.

Sotaque carioca - A montagem paulistana apresenta melhorias em relaçao à carioca. O cenário perdeu alguns adereços desnecessários, enquanto o figurino ganhou rebuscamentos. Também a iluminaçao sofreu mudanças, agora sob a responsabilidade de Jorge Takla. "Só nao modificamos (o que seria impossível) o tom bem carioca do espetáculo", comenta Cláudia, que temia uma fria recepçao do público de Sao Paulo por causa do sotaque do Rio.

Os ensaios abertos, porém, foram tranqüilizadores: a recepçao foi positiva, com o espetáculo interrompido em diversos momentos pelos aplausos. Aos interessados, será vendido um CD com todas as músicas do espetátuculo. "Gravamos em estúdio, para ter qualidade", afirma Botelho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;