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Sites de turismo são destaque nas consultas de novembro da internet
Ana Macchi
Especial para o Diário
21/12/2004 | 09:56
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Turismo foi o tema em maior evidência entre consultas nacionais domésticas na internet em novembro, com 1,4 milhões de visitantes, segundo pesquisa do Ibope/NetRatings. Embora o mês tenha registrado queda geral de 1,5% no total de acessos - 11,4 milhões de pessoas navegaram na rede contra 11,6 milhões em outubro -, a procura por sites turísticos fechou 7% acima do apurado em outubro.

A audiência dos sites de turismo se consolidou somente neste ano, período em que o Ibope confirmou crescimento real de 38%. Os acessos - se subdivididos por setor - contemplam sites de empresas aéreas, agências de turismo, webpages sobre roteiros e hotéis.

Em uma busca rápida na ferramenta de procura Yahoo! (www.yahoo.com.br) é possível encontrar mais de 500 mil ocorrências sobre o tema viagem e turismo. O site ainda destaca em página própria e por categoria os mais diversos tipos de serviços relacionados ao tema.

Agências que operam na região, como a RB Turismo, de Santo André, resolveram apostar na internet para fisgar novos clientes. A página da empresa, www.rbturismo.com.br, foi oficialmente inaugurada no último final de semana e, agora, a equipe aguarda o retorno do investimento.

"Trata-se de uma ferramenta de praticidade. Pela rede, nossos clientes poderão fazer reservas, visitar virtualmente hotéis ou os navios que estão na costa brasileira", diz a atendente Silvia Alves. Já o retorno fica ao gosto do freguês: "pode ser por e-mail ou telefone", completa.

Em São Bernardo, a Gabbiano Viagens confirma a tendência de a Internet ter se transformado em referência para quem procura um bom roteiro. Há quatro anos a agência é associada ao portal Mala com Alça (www.malacomalca.com.br) e garante que o retorno nas vendas pela rede é certo - em alta temporada (principalmente nos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro), chega a ser equivalente a 30% do faturamento total. "Já pensamos em desistir, mas a net é um canal que não dá para fechar. Às vezes há 30 acessos por dia", afirma a proprietária Sandra Regina Marques.

Segundo a empresária, o retorno poderia ser maior, mas a maioria dos internautas procuram o site apenas para obter informações sobre preços de pacotes.

Mas há também aqueles que recorrem à internet para checar cursos de intercâmbio ou preços de passagens aéreas internacionais. No caso da Central de Intercâmbio do ABC (www.ci.com.br), esses são os grandes filões. A gerente da CI ABC, Marlene Pedron Orsini, considera que indicação pessoal tem o mesmo peso da exposição na internet quando o assunto é fechar negócio. "Oferecemos todos os serviços no site. A facilidade mantém os clientes em contato freqüente", diz. Outras empresas de grande porte, como a Agaxtur, conseguem por intermédio da rede fechar 20% dos contratos mensais.

No mundo - Mesmo com o crescimento de procura no setor, o Brasil, proporcionalmente, continua aquém de outros 11 países analisados em pesquisa internacional realizada em novembro.

No Japão, por exemplo, consultas na área turística representam 47% dos acessos. No Brasil, a quantidade cai para 12,1% mas já é maior do que a registrada em outubro de 2003, quando fechou em 8,8%.




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