Economia Titulo
Tesouro muda periodicidade de leiloes
Do Diário do Grande ABC
28/01/2000 | 16:28
Compartilhar notícia


A partir do segundo semestre deste ano o Tesouro Nacional fará os seus leiloes quinzenalmente, e nao mais mais a cada semana, como é hoje. Foi o que informou o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Isac Zagury. Segundo ele, a diminuiçao da frequência dos leiloes facilita principalmente o desenvolvimento do mercado secundário para os papéis federais.

Zagury disse que a reduçao da frequência de leiloes de títulos do governo é um fenômeno que está acontecendo no mundo inteiro. "Isso vem sendo feito em vários países", disse ele, que chegou ontem de Washington, onde participou de um encontro promovido pelo Banco Mundial sobre o desenvolvimento de mercados de títulos públicos, que reuniu representantes de 50 países.

"Uma coisa positiva foi observar que a agenda que o Banco Central e o Tesouro Nacional estao implementando é muito parecida com o que há de mais moderno no mundo, como os calendários de leiloes, leilao de oferta firme, de compra e o sistema de tela eletrônica para negociaçao no mercado secundário", disse ele. Segundo Zagury, o mercado de títulos públicos é "pujante" em todo o mundo. "Esse é uma mercado que vai crescer cada vez mais", previu.

Na segunda-feira, o Tesouro volta a oferecer as Notas do Tesouro Nacional série C (NTN-C) com prazo de três e sete anos. "A expectativa para o leilao é muito positiva", disse Zagury. Esses papéis podem ser comprados em dinheiro ou com créditos securitizados contra a Uniao.

Será o segundo leilao do gênero e o secretário-adjunto espera uma boa acolhida. Zagury previu que o papel de três anos será leiloado a uma taxa menor do que a obtida no primeiro leilao, que foi de 12%.

No leilao de segunda-feira, marcado para às 10h, o Tesouro Nacional vai ofertar R$ 1 bilhao. Será o segundo leilao de uma reoferta (série de leiloes de papéis com mesma data de vencimento) total de R$ 3 bilhoes. Em fevereiro, o Tesouro fará a terceira oferta de NTN-C, completando a série.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;