Cultura & Lazer Titulo
Google conquista o pódio da Internet em seis anos
Da AFP
19/08/2004 | 22:04
Compartilhar notícia


O site de buscas na Internet Google, que concretizou nesta quinta-feira o projeto de abrir seu capital, conseguiu, em apenas seis anos, subir ao pódio da web, e seu estranho nome foi incorporado ao vocabulário de dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo.

O Google, que recebe 200 milhões de pedidos de busca por dia, foi fundado em 1998, por dois estudantes de doutorado da universidade californiana de Stanford, Larry Page e Sergey Brin. Hoje, milionários, eles comandam, junto com o presidente do conselho, Eric Schmidt, um dos 10 sites mais populares do mundo, bastante procurado por anunciantes.

Segundo a empresa, 98% de seu volume de negócios no primeiro semestre (US$ 1,35 bilhão) foram gerados por publicidade. A porcentagem foi de 97% em todo o ano de 2003.

O site google.com realiza atualmente cerca de 200 milhões de buscas por dia, entre 4 bilhões de páginas registradas, e tem um público ainda maior no exterior do que nos Estados Unidos. O mecanismo de busca foi configurado para trabalhar em 97 idiomas.

Adotado tanto por especialistas quanto por novatos, o Google é tão visitado que já se incorporou à linguagem popular, sob a forma do verbo em inglês "to google".

Larry Page e Sergey Brin, os fundadores do mecanismo de busca, conheceram-se em Stanford, no ano de 1995. Brin, filho de imigrantes moscovitas, tinha então 23 anos, e Page, 24.

Em janeiro de 1996, os dois começaram a trabalhar no que seria o Google, uma tecnologia baseada em algorítmos capaz de percorrer, em segundos, milhões de páginas da Web. Após vários testes em PCs da universidade, o mecanismo de busca começou a funcionar, em um centro logístico montado no dormitório de Page.

A sociedade Google Inc. foi criada em setembro de 1998, com um capital inicial de US$ 1 milhão. O resto é uma história de sucesso, mais impressionante ainda por ser protagonizada por dois gênios da ciência, que ignoravam os meandros do mundo dos negócios.

Os fundadores exigem que os engenheiros da empresa dediquem um dia de trabalho por semana a pesquisas pessoais. "Incentivamos a criatividade e toleramos o caos", resumiu há alguns meses, em entrevista à "Business Week", um dos vice-presidentes do Google, Wayne Rosing.

Foi esta filosofia radical que seduziu as sociedades de capital de risco que apóiam desde 1999 a nova estrela do Vale do Silício.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;