Memória Titulo Elvis
Memphis, Graceland. A volta sempre
Ademir Medici
16/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Memphis é sem dúvida alguma o berço do rock’n’roll, afirma o nosso orientador, Walter Terciani, nesta primeira Semana Elvis Presley da página Memória – que coincide com a semana anual realizada neste mesmo período na terra natal do ídolo.

Terciani acrescenta: foi em Memphis que a família do garoto Elvis se estabeleceu, a partir de 1949, ele que nasceu em Tupelo.

Outra data lembrada por Terciani: 1954. Ano em que o motorista Elvis grava Thats All Right, Mama, considerado o marco inicial do rock.

Terciani vai discorrendo: Elvis fez de Memphis a sua cidade e Graceland, seu domicílio oficial: embora a agenda o conduzisse para várias cidades, dentro e fora dos Estados Unidos, ele sempre voltava.

Desse modo, com Terciani – que permanece em Memphis – concluímos esta Semana.

 

16 de agosto de 1997

Texto: Walter Terciani

 

Elvis, The Concert é um espetáculo ímpar, que revive magistralmente a arte e a glória de Elvis. A estreia aconteceu em 16 de agosto de 1997. Com a presença de Lisa Marie e Priscilla Presley. Desde então o evento se repete em Memphis a cada cinco anos, durante a realização da <CF160>Elvis Week.

Durante o intervalo de uma apresentação e outras, Elvis, The Concert foi apresentado em diversas cidades norte-americanas com destaque especial para Nova York City. Ali, em fevereiro de 2011, os fãs de Elvis foram recepcionados no Rádio City Music Hall. Tivemos o privilégio de estar presente.

Com sucesso absoluto, Elvis, The Concert foi para a Europa e muitos países foram contemplados.

Finalmente, Elvis, The Concert chegou ao Brasil em 2012, graças às negociações do empresário Rafael Reisman, com retorno em 2013, devido ao tremendo sucesso. Foi a última apresentação no contexto original, que trazia muitos dos componentes da banda que trabalhou com Elvis nos anos 1970. Após o Brasil formou-se nova configuração.

Há toda uma simulação, como se o próprio Elvis estivesse presente fisicamente, e o avanço tecnológico auxilia, e muito, na magia que envolve a todos. Com recurso de um telão gigante e dois médios, acompanhamos as atividades desenvolvidas no palco e o jogo de imagens nos faz acreditar que Elvis realmente está presente.

Elvis está presente. É a estrela maior, que canta, encanta, conversa e interage com os músicos, apresentando-os no palco, onde eles estão em carne e osso.

Recordo-me que em agosto de 2002 nos dirigíamos de Graceland para o local onde seria apresentado Elvis, The Concert. Era entre 17h e 18h. Verão. O sol brilhava intenso, provocando excessivo calor, mas no interior do carro o ar-condicionado proporcionava maior conforto. O rádio estava ligado numa emissora local e, de repente, ouvimos a voz de Elvis. Era o anúncio do espetáculo: Elvis está de volta. Elvis está na cidade. Não percam hoje, Elvis, The Concert.

A emoção tomou conta. Por um momento acreditamos que verdadeiramente estávamos indo assistir a um show de Elvis, ao vivo. Estávamos a algumas quadras do local. Trânsito intenso. Congestionado. Parecia que todos tinham uma só direção.

Logicamente, a indumentária mais comum era a camiseta, com Elvis no peito. Os carros, enfileirados, tinham fotos do Elvis nas janelas, e muitos com placa oficial do veículo, alusivas a Elvis.

Estávamos preparados, naquele 16 de agosto, para ver Elvis uma vez mais. Os convites especiais a US$ 250 esgotaram-se nas primeiras horas. O nosso custou US$ 90. Estaríamos a poucos metros do palco. Telões retransmitiam o espetáculo aos pontos mais distantes. Elvis, verdadeiramente o maior.

 

IRACI PEDROSO SARAN

(Piraporinha, São Bernardo, hoje Diadema, 22-7-1934 – Santo André, 12-8-2016)

Dona Iraci descende de antigas famílias de Piraporinha, em Diadema, um dos bairros mais antigos do Grande ABC, formado anteriormente à chegada dos imigrantes europeus. Era filha de Cândido Manoel Pedroso e Pureza Pedroso, também nascidos em Piraporinha. O avô materno, Francisco Monteiro de Oliveira, era proprietário das terras que deram origem ao bairro Barrionuevo.

Viúva de Otávio Saran, dona Iraci parte aos 82 anos. Está sepultada no Cemitério de Vila Euclides. Deixa oito filhos, netos e bisnetos.

Colaboração: professor João Paulo de Oliveira.

 

Diário há 30 anos

Sábado, 16 de agosto de 1986 – ano 29, edição 6213

Manchete –Governo decide tabelar taxa de juros em 2,9%; Procon denuncia tática para burlar o congelamento de preços

Santo André – O projeto de engenharia da obra da filial do Mappin, que será instalado no terreno da antiga Casa Publicadora Brasileira, está em fase final de elaboração.

Transporte – Táxis 31% mais caros em Santo André, São Bernardo e Diadema.

Meio Ambiente – Prossegue resgate de peixes ameaçados por poluição na Billings; alunos de escola pública municipal constatam a poluição das águas.

 

Em 16 de agosto de...

1501 – Procedente de Lisboa, a esquadra portuguesa de André Gonçalves e Américo Vespucci avista o cabo ao qual é dado o nome de São Roque.

1916 – Na Estrada do Vergueiro, entre o bairro dos Meninos e São João Clímaco, um automóvel desgovernado, dirigido em alta velocidade e de retorno a São Paulo, choca-se com o Arco Barão Duprat. Os cinco ocupantes são feridos, dois em estado grave.

NOTA – Meninos é o atual Rudge Ramos; Arco Barão Duprat era um dos pontos de pedágio do antigo Caminho do Mar. A Via Anchieta só seria inaugurada na década de 1940.

A guerra. Do noticiário do Estadão: partida do imperador Guilherme para a frente russa; aumento da esquadra norte-americana.

1936 – Câmara Municipal de São Bernardo é reinstalada no prédio construído pela família D’Angelo na Rua Marechal Deodoro, hoje Câmara de Cultura Antonino Assumpção.

1966 – Criada a Paróquia de Vila Vitória, em Mauá.

 

Santos do Dia
São Roque (ou Rocco, segundo os italianos). Viveu no século 14. Peregrino. Ajudava especialmente os doentes, vítimas da peste. Ele próprio foi atacado pela peste, vindo a falecer abandonado na prisão.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

 

Alsácio

Estevão da Hungria (969 – 1039)

 

Municípios Paulistas

São Roque. Fundação: 16-8-1657. Elevado a município em 1832, quando se separa de Santana de Parnaíba.

São Bento do Sapucaí: elevado a município em 1858, ao se separar de Pindamonhangaba. Celebra o aniversário na data em que foi elevada à freguesia: 16-8-1832.

Santa Gertrudes. Elevado a município em 1949, quando se separa de Rio Claro.

Taquaritinga. Elevado a município em 1892, quando se separa de Jaboticabal.

Taquarituba. Elevado a município em 1925, quando se separa de Itaporanga, na região de Sorocaba.

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários neste dia 16 de agosto: Apiacá (Epírito Santo), Araçoiaba (Ceará), Cairu (Bahia), Itaobim (Minas Gerais), Jaguari (Rio Grande do Sul), Petrolândia (Santa Catrina) e Teresina, capital do Piauí.

Fonte: IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;