Cultura & Lazer Titulo
Oscar volta ao seu berço dourado neste domingo
Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC
23/03/2002 | 17:39
Compartilhar notícia


Com muito mais glamour que no ano passado, as estatuetas do Oscar serão entregues neste domingo à noite no Teatro Kodak. O brilho extra da maior celebração do cinema está na cidade onde será realizada, Hollywood, a capital da sétima arte, que volta a ser palco da festa da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas após 42 anos. Antes de atravessar o tapete vermelho, as celebridades passarão diante do Roosevelt Hotel, onde foi realizada a primeira entrega do Oscar, em 1929.

Aqui no Brasil a cerimônia poderá ser vista pela TV, no SBT, a partir das 22h30, e no canal a cabo Telecine Premium, a partir das 21h. O time de Silvio Santos é formado pela jornalista Marília Gabriela, recém-contratada da emissora, e pelo crítico Rubens Ewald Filho. A tradução simultânea será feita por Malcolm Forest e Maria Clara Kneese.

Já o Telecine mostra pela nona vez a cerimônia, este ano com uma novidade: os assinantes das operadoras Net e Sky que não possuem o canal em seu pacote também receberão o sinal, o que beneficiará 7,7 milhões de espectadores. As transmissões começam às 21h, com reportagens sobre os indicados e trailers de algumas produções e som original. Flashes ao vivo direto de Hollywood, com Ana Maria Bahiana, mostrarão a movimentação na entrada do Teatro Kodak. A partir das 22h30, o ator e cinéfilo José Wilker assume a apresentação do Oscar 2002, auxiliado pelos comentários da correspondente Ana Maria durante toda a premiação.

O glamour que cerca o Oscar 2002 só poderá ser ofuscado pela divisão dos prêmios entre O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel (13 indicações), Uma Mente Brilhante (oito), Assassinato em Gosford Park (sete), Entre Quadro Paredes (cinco) e Moulin Rouge – Amor em Vermelho (sete).

Pode até sobrar para o francês O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, que concorre em cinco categorias, comprovando a obscura tendência já ocorrida nas indicações. É provável, portanto, que não haja um grande ganhador, já que nenhum dos filmes citados acima foi indicado, ao mesmo tempo, nas cinco principais categorias – filme, ator, atriz, direção e roteiro.

O maior vitorioso deve ser Uma Mente Brilhante, de Ron Howard, cinebiografia domatemático John Nash, que tem grandes chances como melhor filme. Mas o favoritismo do galã Russell Crowe como melhor ator pode ter ido para o espaço depois de uma confusão protagonizada por ele nos bastidores. Sorte de Denzel Washington (Dia de Treinamento), o segundo da lista. Também já não é tão certa a consagração de Sissy Spacek (Entre Quatro Paredes) como atriz, já que a estrela de Halle Berry (A Última Ceia) vem brilhando mais em premiações de peso. Já como melhor diretor, Robert Altman deve levar o primeiro Oscar das cinco indicações de sua carreira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;