Nacional Titulo
Justiça determina suspensão de genérico Ciclosporina
Do Diário OnLine
06/09/2001 | 20:30
Compartilhar notícia


A Justiça suspendeu nesta quinta-feira o registro do medicamento genérico Ciclosporina, do laboratório Abbot, indicado para evitar rejeição de transplantes. A liminar foi concedida pelo juiz da 6ª Vara Federal do Distrito Federal, Carlos Castro Martins.

A ação, movida pelo Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF-DF), argumenta que o genérico é fabricado em cápsula dura, enquanto o de marca tem consistência mole. Segundo a ação, o medicamento genérico é suspensão, enquanto a marca é micromulsão, o que poderia mudar a absorção da Ciclosporina.

Em nota divulgada nesta quinta-feira, o CRF informou que anexou ao pedido de suspensão do registro um parecer de especialista que mostra que a diferença dos medicamentos pode alterar a absorção da droga pelo organismo, "o que pode levar à rejeição do órgão transplantado ou até a morte".

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou, por meio de uma nota, que o medicamento genérico foi registrado dentro dos padrões, após passar por testes de equivalência e bioequivalência.

O Ministério da Saúde disse que vai recorrer da decisão. A liminar mantêm a suspensão até o julgamento do mérito da ação civil proposta pelo CRF.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;