Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 18 de Dezembro

|

Max º Min º
Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Setecidades

Publicado em terça-feira, 27 de setembro de 2011 às 07:30 Histórico

Clube dos Vira-Latas atende a 500 cães

Sem fins lucrativos, a organização não governamental Clube dos Vira-Latas é responsável pela castração, cuidados médicos e proteção de 500 cães em canil, que funciona sem intervalos em Ribeirão Pires.

O endereço da entidade não pôde ser divulgado por causa da atitude de pessoas que abandonam seus próprios animais no abrigo. Apenas na semana passada, a ONG recebeu 38 filhotes.

A chácara onde funciona o espaço foi doada pela fundadora e ex-presidente Cida Lellis, que faleceu em dezembro. O trabalho deixado pela presidente é enaltecido até hoje pelos 10 funcionários, sendo oito tratadores e dois veterinários, que são registrados. "Nem todos os voluntários têm comprometimento", disse a atual presidente, Cláudia Demarchi.

A função principal do Clube dos Vira-Latas, criado há 11 anos, é de receber os animais feridos, castrar, vacinar e doar. Feiras de doações são realizadas periodicamente para conseguir lares para os animais. Em média, dez são doados por evento. Quem se interessar por algum deles deve assinar termo de adoção, que inclui quesitos de responsabilidade. Se houver desistência, a entidade aceita o animal de volta.

Mesmo assim, a demanda só tem crescido. No ano passado, cerca de 500 animais foram doados, mas o dobro chegou precisando de cuidados. Por mês, são consumidas sete toneladas de ração e três de jornais, utilizados dentro dos canis e um dos itens mais pedidos para doação. "Para nós, jornal é de ouro", comentou Cláudia.

O canil é equipado com clínica veterinária, centro cirúrgico, enfermaria e ala de banho e tosa. São mais de 100 canis, sendo 18 unitários, destinado aos cães menores. Doações de jornais, vassouras, sacos de lixo e produtos de limpeza estão entre as principais necessidades, além de colaborações financeiras. Hoje, a despesa mensal da entidade chega a R$ 50 mil, incluindo salário dos profissionais. A renda é garantida por meio de venda de produtos para animais, como camisetas e chinelos, e padrinhos da entidade. 

VIOLÊNCIA
Muitos dos cães que chegam ao abrigo estão debilitados, mutilados e até estuprados. A presidente revelou que é frequente os casos de cachorros que são violentados por seres humanos. "São atrocidades aos montes. Infelizmente, nem lei temos para punir esses agressores. Os cães chegam assustados. Só querem comida, água e carinho. Eles precisam ter respeito. Nossa recompensa é saber que somos o porto seguro de todos eles."

 

Entidade doou 6.500 animais desde a fundação 

Depois de castrados, medicados e vacinados, o trabalho dos profissionais é focado na busca de donos para os cães, que, segundo a presidente, "nunca chegam redondinhos." Desde 2000, já foram doados 6.500 animais. "É um trabalho de formiguinha", disse a presidente.

A ONG luta desde o início de sua história por campanhas que favoreçam a castração dos animais, que ajudam inclusive a prevenir seres humanos contra doenças. "Um casal, em dez anos, pode gerar dez mil cachorros nas ruas. A procriação é muito rápida. E cerca de 70% são fêmeas. O controle de natalidade é muito importante, senão teremos mais animais do que pessoas nas ruas. Existe omissão do poder público. Estamos muito longe do ideal", avaliou.

A página da ONG na rede social Facebook já atingiu 260 mil seguidores. O canal é fundamental para divulgação da entidade e do trabalho realizado.



Veja Também

Tags

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC



Revista Playboy Revista Sexy Palmeiras Corinthians São Paulo Santos Portal Santo André Portal São Bernardo Portal São Caetano Portal Diadema Portal Ribeirão Pires Portal Mauá Portal Rio Grande da Serra Portal Grande ABC Ronan Maria Pinto Notícias Regionais Verdão TV Política Regional Vídeos de Santo André no ABC Paulista Vídeos de São Bernardo no ABC Paulista Vídeos de São Caetano no ABC Paulista Vídeos de Diadema no ABC Paulista Vídeos de Mauá no ABC Paulista Vídeos de Rio Grande da Serra no ABC Paulista Vídeos de Ribeirão Pires no ABC Paulista Notícias do dia 18 do 12 de 1999 Notícias do dia 18 do 12 de 2000 Notícias do dia 18 do 12 de 2001 Notícias do dia 18 do 12 de 2002 Notícias do dia 18 do 12 de 2003 Notícias do dia 18 do 12 de 2004 Notícias do dia 18 do 12 de 2005 Notícias do dia 18 do 12 de 2006 Notícias do dia 18 do 12 de 2007 Notícias do dia 18 do 12 de 2008 Notícias do dia 18 do 12 de 2009 Notícias do dia 18 do 12 de 2010 Notícias do dia 18 do 12 de 2011 Notícias do dia 18 do 12 de 2012 Notícias do dia 18 do 12 de 2013 Notícias do dia 18 do 12 de 2014 Trânsito Santo André Trânsito São Bernardo Trânsito São Caetano Trânsito Mauá Trânsito Diadema Trânsito Ribeirão Pires Trânsito Rio Grande da Serra Tags das notícias