Setecidades Titulo
Motoqueiros têm dúvidas, mas compram itens
Bruno Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
04/01/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


Os motociclistas do Grande ABC não têm certeza se as mudanças impostas pelo Contran (Conselho Nacionalde Trânsito) para trazer mais segurança são válidas. Mesmo assim, as lojas do ramo estão lotadas de pessoas em buscas dos novos itens obrigatórios para quem dirige motos.

“A segurança quem faz é a gente. Quem anda feito louco na rua vai acabar se matando mesmo. E está cheio de gente louca andando na rua”, diz o motoboy Luiz Fabiano dos Santos, 28 anos, há 10 ganhando a vida em cima de uma moto.

Desde o dia 1º, os capacetes dos motociclistas precisam ter selos refletores na parte traseira, nas laterais e na frente. Quem desobedecer a regra terá de pagar multa de R$ 127,69 e também amargará cinco pontos na carteira de habilitação. Além disso, a moto do infrator será apreendida. Os capacetes não podem ter película escura na viseira e, nos capacetes sem viseira, é obrigatório o uso de óculos de proteção.

“Os clientes já sabem disso, especialmente quanto ao capacete. Posso dizer sem errar que, desde ontem, em 99% das vendas as pessoas estão comprando os selos”, afirma Wesley de Oliveira, gerente de uma loja de assessórios para motos na Avenida Perimetral, em Santo André. “Só os motoboys que não estão bem informados sobre os demais itens”, revela.

Além das mudanças que valem para todos os motociclistas, os motoboys terão de adaptar os baús de forma que passem a ter medida máxima de 60 centímetros (largura) e ainda colocar faixas reflexivas vermelhas e brancas. Eles precisarão ainda usar coletes com faixas fluorescentes. E, por fim, colocar antenas no guidão da moto.

“Eu acho que essas mudanças ajudam. Mas não é tudo”, diz o funileiro Vanderlei Gonçalvez da Silva, 36 anos. “A única coisa que não está boa é a obrigatoriedade da viseira. Quero ver em dia de chuva como vamos fazer para o capacete não embaçar e tirarmos os pingos de água”, comenta o operador de forno Pedro João Granado, 48 anos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;