Internacional Titulo
Incidentes marcam Dia do Trabalho em vários países
Do Diário do Grande ABC
01/05/2000 | 14:06
Compartilhar notícia


A polícia disparou, nesta segunda-feira, jatos de água para dispersar manifestantes nas Filipinas, enquanto que na Coréia do Sul grupos de estudantes enfrentaram as autoridades durante as comemoraçoes do Dia do Trabalho.

Vários manifestantes e um bombeiro ficaram feridos, em Manila, depois que manifestantes jogaram pedras e tentaram romper os cordoes de isolamento da polícia para tentar chegar ao palácio presidencial de Malacanang. Alguns integrantes de uma organizaçao trabalhista foram presos.

As organizaçoes sindicais de esquerda disseram que o presidente Joseph Estrada vem aplicando políticas pró-empresariais apesar de ter prometido durante a campanha eleitoral que iria fechar fileiras com os trabalhadores na luta contra a pobreza.

A violência também explodiu na Coréia do Sul, onde as autoridades tentaram evitar que os estudantes se unissem a uma marcha de trabalhadores no centro de Seul. Segundo algumas testemunhas, 300 estudantes enfrentaram os policiais antidistúrbios com pedras e pedaços de pau.

'No Sri Lanka, a tensao foi grande, com aproximadamente 7 mil policiais bloquearam o trânsito e vigiaram de perto a marcha de trabalhadores em Colombo. Há sete anos, durante uma marcha semelhante, o presidente Ranasinghe Premadase foi assassinado por um rebelde tamil carregado de explosivos.

No Japao, ao contrário, o dia transcorreu tranqüilo. Falando para uma multidao reunida em um parque no centro de Tóquio, o presidente da Confederaçao de Sindicatos do Japao, Etsuya Washio, disse que os trabalhadores estavam decididos a fazer o possível para alcançar um nível de emprego estável.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;