Economia Titulo
Bridgestone ingressa no varejo com oficina própria
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
29/09/2011 | 07:25
Compartilhar notícia


Fortalecer a atuação no varejo brasileiro e também conhecer melhor seu público consumidor são os focos da nova estratégia adotada pela Bridgestone, que lançou recentemente no País o CarClub Firestone, conceito norte-americano de oficina própria de serviços automotivos para veículos de passeio.

A indústria de pneus, que tem unidade fabril em Santo André, iniciou com o formato no País em agosto, ao inaugurar filial no bairro da Saúde, em São Paulo. O próximo passo será a abertura de estabelecimento no município do Grande ABC, perto da fábrica, em dezembro, destaca o gerente de produtos e serviços, Yghor Macedo.

O conceito CarClub foi idealizado com base no Firestone Complete Auto Care, modelo de negócios da companhia amplamente difundido nos Estados Unidos. Atualmente, naquele país, são 2.200 unidades e é referência no mundo em serviços automotivos completos.

Macedo assinala que as primeiras três lojas (na Capital, em Santo André e em outro local, ainda não definido) entram em funcionamento ainda neste ano. As unidades servirão como laboratório para estabelecer, em dois ou três anos, se a empresa adotará sistema de franquias ou licenciamento de marca. No entanto, a expansão será intensa já a partir de 2012, quando a meta é abrir de cinco a dez oficinas anualmente até 2020.

Cada oficina terá investimento, em média, de R$ 600 mil a R$ 800 mil, e retorno esperado de até 36 meses. E o estabelecimento terá leque amplo de serviços. "Diferentemente do que ocorre nas revendas, ideia é atender todas as necessidades para o carro, incluindo os pneus, mas também suspensão, freio, serviços de alinhamento, balanceamento, mecânica leve (por exemplo, troca de correias), injeção eletrônica, inspeção veicular, troca de óleo (por meio de parcerias) e a parte elétrica", diz o gerente.

Além disso, para atender o público final, o CarClub Firestone terá consultores em mecânica e engenharia automotiva, treinados pela fábrica, em conjunto com outras empresas do ramo.

Macedo acrescenta que o plano não é fazer concorrência com sua rede de revendedores - são cerca de 500 espalhados pelo País -, mas oferecer o modelo de negócios para esses empresários. O mercado de reposição já é área importante para os negócios da companhia. Representa 69% das vendas totais da Bridgestone do Brasil (incluindo todos os tipos de veículos) e os outros 31% representam a comercialização para as montadoras.

TAMANHO - Com sede mundial em Tóquio (Japão), a Bridgestone é a maior fabricante mundial de pneus, com as marcas Bridgestone, Bandag, BTS e Firestone. Teve em 2010 faturamento de US$ 33,8 bilhões. No Brasil, as duas fábricas, de Santo André e de Camaçari (BA), juntas têm capacidade de produção de 42 mil pneus por dia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;