Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 12 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Nacional

nacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Jornal de Sorocaba traz notícias 'falsas'


Do Diário do Grande ABC

01/04/1999 | 18:41


O jornal "Cruzeiro do Sul", de Sorocaba, com tiragem diária de 40 mil exemplares, surpreendeu seus leitores nesta quinta anunciando, em primeira página, a elevaçao do salário-base do operário brasileiro para R$ 3 mil em razao da "crescente oferta de emprego". Na mesma página, o jornal dava em manchete a inauguraçao da Universidade Pública de Sorocaba e, em outras notas, a contrataçao do jogador Ronaldinho pelo Sao Bento, equipe local que atualmente disputa a terceira divisao do futebol paulista. "É mentira", esclarecia o jornal em editoral na página 3. "É sonho, expectativa, aspiraçao, anseio de dias melhores", justificava a brincadeira do 1º de abril.

"Acossado por um volume exageradamente alto de más notícias, o leitor sente, neste momento, a necessidade de fantasiar um pouco", explicava o jornal. A brincadeira rendeu muitos telefonemas à redaçao, mas a maioria para elogiar a iniciativa, segundo o redator chefe, Djalma Benette.

A capa "verdadeira", com as manchetes e notícias do dia, havia sido transferida para a página 2. As "falsas" notícias, no entanto, renderam muita leitura. Uma foto alterada pelo computador mostrava o Rio Sorocaba com as águas azuis e um pescador exibindo um dourado de 7 quilos no trecho urbano, na realidade altamente poluído. A Rodovia Raposo Tavares duplicada - a duplicaçao é uma luta de quase 30 anos - estava em outra foto "falsa", assim como a atriz Fernanda Montenegro, exibindo seu Oscar. Em chamadas, foi anunciada a descoberta das curas da Aids e da obesidade. O rendimento da poupança - 20% - e o dólar a R$ 0,50 abriam a seçao econômica.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados