Economia Titulo
Squarestone se associa ao BTG Pactual
Alexandre Melo
do Diário do Grande ABC
10/04/2011 | 07:10
Compartilhar notícia


A concorrência no setor de centros de compras promete ficar acirrada com a gestora britânica de investimentos imobiliários Squarestone Brasil, dona do Golden Square Shopping, anunciando a criação de uma joint-venture com o BTG Pactual, do banqueiro André Esteves.

Em entrevista à equipe do Diário, o diretor-executivo da empresa anglo-brasileira, James Morse, afirmou que as negociações duraram aproximadamente um ano. "É uma parceria muito importante, que terá como ponto de partida São Bernardo, com a retomada da construção do Golden."

Relatório financeiro da Squarestone aponta que a companhia conseguiu levantar em Londres quantia aproximada de R$ 1 bilhão para investir na construção e aquisição de shoppings no Brasil.

Morse preferiu não revelar detalhes da operação e garantiu que o banco não comprou fatia da Squarestone, como normalmente ocorre nas associações do BTG Pactual. Um dos últimos investimentos da instituição foi a compra de 37% do PanAmericano por R$ 450 milhões, que estava afundado em prejuízo bilionário.

Esta parceria permitirá à companhia financiar os projetos atuais e os futuros, tanto que as obras do Golden Square serão retomadas no dia 29, após quase 15 meses de paralisação. "A associação ajudará na ambição de tornar Squarestone Brasil uma das líderes no setor de shoppings no País."

Além do empreendimento são-bernardense, a companhia criada no Reino Unido em 2003 para fazer a gestão de investimento imobiliários de três famílias britânicas, também é dona do Shopping Bonsucesso, em Guarulhos, comprado na sua chegada ao País, em 2008.

Segundo James, a nova empresa tem cinco projetos encaminhados, sendo dois no Estado, um na Capital e outro no interior, dois no Nordeste e outro em Porto Alegre (RS). "Serão empreendimentos voltados para as classes B e C, as que mais crescem no País."

O principal executivo da empresa não está preocupado com a concorrência que o Golden terá com os demais empreendimentos da região, principalmente os shoppings ABC (Santo André) e Metrópole (São Bernardo).

"Nosso projeto é arrojado, focado no público A e B, que no Grande ABC ainda não tem um complexo à altura. A Avenida Kennedy é a melhor localização da região para a instalação de um shopping", destacou.

Região está no alvo das grandes empresas de varejo

Para o diretor-executivo da Squarestone Brasil James Morse, o País está entre as melhores opções de investimento no setor imobiliário atualmente, devido às recessões nos mercados europeu e norte-americano. A associação com o banco BTG Pactual dará fôlego para a companhia competir com as empresas BR Malls, Aliansce, Multiplan, Iguatemi Empresa de Shopping Centers, General Shopping e Sonae Sierra Brasil.

Somente no Grande ABC, a BR Malls, maior do País em número de empreendimentos, segundo a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), é proprietária do ABC (Santo André) e inaugurará no quarto trimestre de 2012 o São Bernardo Plaza Shopping, em Ferrazópolis.

Em novembro, a Multiplan abrirá as portas do primeiro shopping de São Caetano, voltado para as classes A e B da região. Enquanto isso, a Sonae Sierra, dona do Metrópole, entregará no segundo semestre a expansão com mais 31 lojas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;