Setecidades Titulo Concurso
Alunos abordam desvalorização da água no Desafio de Redação
Nelson Donato
especial para o Diário
03/08/2016 | 07:07
Compartilhar notícia


Após um mês de paralisação, devido ao período de férias escolares, a décima edição do Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário, retomou ontem a aplicação de provas, em São Bernardo. Desta vez, alunos aproveitaram o tema Água Não Nasce na Torneira para destacar a desvalorização do recurso natural.

Uma das unidades que realizaram a prova foi a EE Professora Anesia Loureiro Gama, situada na Rua Eduardo Oliveira, no Jardim Hollywood, em São Bernardo. Para obter destaque e concorrer aos prêmios oferecidos aos primeiros lugares, os estudantes abordaram o risco de o recurso hídrico desaparecer de planeta.

A aluna do 3º ano do Ensino Médio Bruna de Souza Bruni, 16 anos, conta que abordou em seu texto a grande possibilidade das fontes de água potável serem extintas nos próximos anos. “Eu escrevi sobre como a tecnologia nos dá a ilusão de que a água nunca acabará. Com isso não damos a devida importância que ela merece.”

Além dos prêmios, o concurso literário oferece boa oportunidade para os estudantes que irão prestar vestibular e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste ano. “É sempre bom treinarmos para as provas. Confesso que achei o tema escolhido fácil, pois é um assunto em alta e que todos estão falando”, opina Bruna.

A professora Vânia Aparecida Profitte Capuzzo também ressalta a importância do Desafio de Redação para os estudantes. Para a docente, a construção das ideias sobre o assunto abordado é um dos principais ganhos.

“É muito importante para os alunos desenvolverem o pensamento crítico. Também acredito que eles possam aprimorar suas técnicas para as futuras provas. Fora que, neste caso, com essas novas maneiras de enxergar o problema, eles se conscientizam da importância de economizar.”

Outro fator destacado pela docente é a motivação para que crianças e adolescentes adquiram o hábito de treinar a redação com mais frequência. “Sabemos que muitos alunos têm dificuldades com a escrita e, neste caso, quanto mais eles escreverem é melhor. Acredito que os prêmios oferecidos pelo Diário possam motivá-los a redigir textos cada vez melhores.”

O Desafio de Redação conta com o apoio da Ecovias,Shopping Golden Square e Aesa(Associação das Empresas do Sistema de Transportes de Santo André).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;