Memória Titulo Memória
A entrada da Francisco Matarazzo

Quarenta e dois anos atrás, foto foi trazida para suplemento do Diário

Ademir Médici
03/08/2016 | 07:07
Compartilhar notícia


Esta Semana São Caetano 2016 está sendo produzida por dois profissionais que não se conhecem, ao menos pessoalmente: Ricardo Hernandes, repórter-fotográfico, e Narciso Ferrari, economista e historiador.

Ricardo fez as fotos em 1974 redescobertas no Banco de Dados do Diário; Narciso Ferrari as está identificando, ele, que nasceu em São Caetano e sempre trabalhou no coração do Centro novo.

A foto de hoje, por exemplo, possui algumas boas referências – como a Casas Pernambucanas – mas um leigo como este repórter teria dificuldades para precisar o lugar.

Narciso Ferrari é direto: trata-se da descida da Rua Manoel Coelho, entrando na Avenida Conde Francisco Matarazzo, quase na Rua João Pessoa.

Em 1974, lá estava a agência especializada em empregos temporários, vizinha da agência do Banco do Comércio e Indústria com o Foto Nitto e as duas lojas famosas, Pernambucanas e Buri.

Do lado direito, a propriedade de Artur Zago.

Quarenta e dois anos atrás, Ricardo Hernandes, novo de tudo, só pensava em trazer um bom material para o suplemento de aniversário do Diário referente ao dia 28 de julho. Trouxe mais, caríssimo Ricardo, trouxe a possibilidade de a gente recuperar com o Ferrari imagens que por certo estariam perdidas no tempo.

Diário há 30 anos
Domingo, 3 de agosto de 1986 – ano 29, edição 6202
Manchete – Governo já revê meta da inflação. A estimativa do IBGE em junho era de 6,8% até o final do ano, mas a Seplan (Secretaria de Planejamento) admitia 9,3% a caminho dos dois dígitos.
Comercio – Movimento comercial na região registra instabilidade em julho.
Emprego – Escassez de empregada doméstica é maior no pós-cruzado. Reportagem: Elianete Simões.
Polícia – Descoberto grupo de justiceiros em favelas de São Bernardo. Reportagem: Walter Venturini.

Em 3 de agosto de...
1911 – Nasce, em Santo André, Carlos Pezzolo, que fez brilhante carreira na Prefeitura de Santo André a partir de fevereiro de 1927. Um dos fundadores da Caixa de Pensões, hoje Instituto Municipal de Previdência.
1916 – A guerra. Do noticiário do Estadão: ataque de aeroplanos a um hospital de feridos russos.
1976 – Série de engavetamentos na Via Anchieta, envolvendo 40 veículos entre o km 30 e o km 42, provoca duas mortes e ferimentos em nove pessoas.
Banco Itaú inaugura a agência da Rua Oratório (Santo André).

Santos do dia
Santa Lídia. Uma das primeiras cristãs na Europa. Judia comerciante de púrpura, ela converteu-se ao cristianismo batizada por São Paulo. É a Padroeira dos Tintureiros.

Temos, no Grande ABC, a Paróquia Santa Lídia, em Diadema, e o Jardim Santa Lídia, em Mauá, onde está o Cemitério Santa Lídia. Colaboração: padre Evaldo César de Souza,CSsR
Gamaliel
Germano de Auxerre
Nicodemos

Hoje

Dia do Tintureiro
Dia do Capoeirista
Dia do Skate

Municípios brasileiros
Celebram aniversários neste dia 3 de agosto: Araripe (Ceará), Cassilândia (Mato Grosso do Sul), Guiratinga (Mato Grosso), Ibirapitanga (Bahia), Nerópolis (Goiás), Potiraguá (Bahia) e Serra Negra do Norte (Rio Grande do Norte).

O tribuno que nada publicou
Ibrahim Nobre foi um jurista brilhante, além de brilhante orador. Não deixou nenhuma obra publicada. Quem o conheceu o considera como o mais apaixonado entre todos os que se dispuseram a falar sobre as coisas de Piratininga.
Constitucionalista de 32, Nobre tem uma estátua em frente ao Obelisco, no Ibirapuera.
Cf. jornalista Geraldo Nunes, num segundo artigo
de sua autoria publicado
no livro Para Sempre 32 (Editora Matarazzo, 2016). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;