Política Titulo
Benedita da Silva assume o governo do Rio de Janeiro
Do Diário OnLine
06/04/2002 | 17:16
Compartilhar notícia


A petista Benedita da Silva assumiu neste sábado o governo do Rio de Janeiro em substituição a Anthony Garotinho (PSB), que renunciou ao cargo para concorrer à Presidência da República. Ela chegou à Assembléia Legislativa do Estado ovacionada por populares.

Estavam presentes na cerimônia de posse o candidato do partido à sucessão presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva, e a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy. O marido de Benedita, o ator Antônio Pitanga, brincou com os jornalistas e disse que se tornou o "primeiro-damo" do Rio.

De acordo com Marta, Benedita entrará para a história do país por se tornar a primeira mulher petista a assumir o governo de um Estado. "Assim, ela poderá mostrar sua competência", completou.

O Rio de Janeiro vivenciou uma complicada transição de governo em razão das desavenças entre o PT e Anthony Garotinho. Ao passo em que o presidenciável pelo PSB classifica os petistas de "incompetentes, o partido o acusa de deixar a administração estadual afundada em uma dívida de aproximadamente R$ 1 bilhão.

Primeiras medidas - Até quarta-feira Benedita espera receber do novo secretariado um diagnóstico da situação do Estado e planejar os nove meses de seu governo. Logo depois da posse, Benedita se reuniu com o novo secretário de Segurança, Roberto Aguiar, e os novos chefes da Polícia Militar, coronel Franciso Braz, e da Polícia Civil, Zaqueu Teixeira, para definir estratégias de combate à violência e ao crime organizado.

A governadora afirmou que vai estabelecer, junto aos municípios, ações preventivas contra a epidemia de dengue, que já atingiu 150 mil pessoas no Rio de Janeiro.

Na próxima semana, Benedita vai se encontrar com o presidente Fernando Henrique Cardoso, para uma visita de cortesia, e com o prefeito César Maia para tratar do emissário submarino da Barra da Tijuca (praia da zona Oeste do Rio).

Benedita reconhece que sua administração vai influenciar a campanha de Lula, mas afirmou que está preocupada mesmo é com a administração do Estado e não com a presidência da república.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;