Fechar
Publicidade

Setecidades

Publicado em quarta-feira, 9 de janeiro de 2008 às 07:00 Histórico

Sto.André terá novo IML até o fim do ano

A sede do IML (Instituto Médico-Legal) de Santo André deve ter um novo endereço até o fim deste ano. A Prefeitura, o governo do Estado e a Fundação do ABC estão finalizando um acordo para transferir a unidade – hoje situada em um prédio da Prefeitura dentro do terreno da Fundação – para um terreno da Prefeitura anexo ao Cemitério do Curuçá, na Vila Curuçá.

O novo prédio será construído pela Fundação. A Prefeitura estima que, só para a construção do edifício, a entidade fará investimentos de pelo menos R$ 400 mil.

A contrapartida para a Fundação será a permissão para que estudantes da Faculdade de Medicina do ABC, mantida pela Fundação, façam parte do corpo de técnicos que trabalham no instituto. Hoje, os alunos de medicina forense e outras especialidades têm de ir a São Paulo para aulas laboratoriais. Com a construção do novo prédio, a Fundação teria de volta o terreno cedido à Prefeitura.

A obra deve durar oito meses. Mas o acordo precisa ser submetido à Câmara Municipal de Santo André, o que só deve ocorrer após o fim do recesso do Legislativo, em 7 de fevereiro.

O IML de Santo André atende também as populações de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

O convite para que a Faculdade de Medicina volte a utilizar o IML foi feito no fim do mês passado pelo diretor do instituto, Hideaki Kawata, que visitou a entidade para obter mais detalhes sobre a negociação.

O atual secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno, é ex-presidente da Fundação do ABC e conselheiro da entidade. “O prédio de hoje não é adequado aos serviços que o IML presta. Quem espera a liberação de um corpo ou um exame de corpo de delito aguarda no sol ou na chuva. Não há área adequada. E não há espaço para exames laboratorias, como toxologia, que têm de ser encaminhados para São Paulo”, diz o secretário Nepomucemo.

A Secretaria de Segurança Pública confirma as mudanças, mas sem definir datas – que são estimadas pela Prefeitura. Falta saber se, após a construção do prédio, o IML terá estruturas, corpo técnico e equipamentos para instalar na nova edificação.


Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC