Fechar
Publicidade
Publicado em quarta-feira, 9 de janeiro de 2008 às 06:00

Sto.André terá novo IML até o fim do ano


Bruno Ribeiro
Do Diário do Grande ABC

Incorporar notícia

A sede do IML (Instituto Médico-Legal) de Santo André deve ter um novo endereço até o fim deste ano. A Prefeitura, o governo do Estado e a Fundação do ABC estão finalizando um acordo para transferir a unidade – hoje situada em um prédio da Prefeitura dentro do terreno da Fundação – para um terreno da Prefeitura anexo ao Cemitério do Curuçá, na Vila Curuçá.

O novo prédio será construído pela Fundação. A Prefeitura estima que, só para a construção do edifício, a entidade fará investimentos de pelo menos R$ 400 mil.

A contrapartida para a Fundação será a permissão para que estudantes da Faculdade de Medicina do ABC, mantida pela Fundação, façam parte do corpo de técnicos que trabalham no instituto. Hoje, os alunos de medicina forense e outras especialidades têm de ir a São Paulo para aulas laboratoriais. Com a construção do novo prédio, a Fundação teria de volta o terreno cedido à Prefeitura.

A obra deve durar oito meses. Mas o acordo precisa ser submetido à Câmara Municipal de Santo André, o que só deve ocorrer após o fim do recesso do Legislativo, em 7 de fevereiro.

O IML de Santo André atende também as populações de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

O convite para que a Faculdade de Medicina volte a utilizar o IML foi feito no fim do mês passado pelo diretor do instituto, Hideaki Kawata, que visitou a entidade para obter mais detalhes sobre a negociação.

O atual secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno, é ex-presidente da Fundação do ABC e conselheiro da entidade. “O prédio de hoje não é adequado aos serviços que o IML presta. Quem espera a liberação de um corpo ou um exame de corpo de delito aguarda no sol ou na chuva. Não há área adequada. E não há espaço para exames laboratorias, como toxologia, que têm de ser encaminhados para São Paulo”, diz o secretário Nepomucemo.

A Secretaria de Segurança Pública confirma as mudanças, mas sem definir datas – que são estimadas pela Prefeitura. Falta saber se, após a construção do prédio, o IML terá estruturas, corpo técnico e equipamentos para instalar na nova edificação.


Veja Também

Tags

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Revista Playboy Revista Sexy Palmeiras Corinthians São Paulo Santos Portal Santo André Portal São Bernardo Portal São Caetano Portal Diadema Portal Ribeirão Pires Portal Mauá Portal Rio Grande da Serra Portal Grande ABC Ronan Maria Pinto Notícias Regionais Política Regional Vídeos de Santo André no ABC Paulista Vídeos de São Bernardo no ABC Paulista Vídeos de São Caetano no ABC Paulista Vídeos de Diadema no ABC Paulista Vídeos de Mauá no ABC Paulista Vídeos de Rio Grande da Serra no ABC Paulista Vídeos de Ribeirão Pires no ABC Paulista