Cultura & Lazer Titulo Que história
João Bosco completa 70 anos com extenso repertório

Levantamento do Ecad aponta para mais de 270 obras; muitas incansavelmente executadas

Marcela Munhoz
13/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Bastam duas notas para sair cantarolando várias canções compostas por um dos nomes brasileiros mais importantes na música: João Bosco. Quer apostar? O Bêbado e a Equilibrista, Papel Machê, Corsário, Kid Cavaquinho e De Frente pro Crime são boas opções para começar a brincadeira.

As músicas estão no topo de uma lista divulgada ontem pelo Ecad como as mais executadas entre 2011 e 2015 nos segmentos de casas de festas, casas de diversão, música ao vivo, sonorização ambiental e rádio. Já entre as canções dele que mais foram gravadas por outros artistas aparecem, respectivamente, O Bêbado e a Equilibrista, Dois pra Lá dois pra Cá, Bala com Bala, Papel Machê e Corsário.

A lista, inédita, é uma das homenagens a João Bosco, que completa 70 anos hoje. O mineiro de Ponte Nova emprestou composições para diversos cantores importantes do cenário nacional como Elis Regina, Leila Pinheiro, Ney Conceição, Nicolas Krassik e Itamar Assiere. Com quase 45 anos de carreira, acumulou 274 obras e 491 fonogramas cadastrados no banco de dados do Ecad. Apenas em 2015, os segmentos de show e música ao vivo foram responsáveis por 57% dos seus rendimentos em direitos autorais.

Uma das parcerias que mais rendeu a João Bosco foi com Vinicius de Moraes. Ele conheceu o cantor em Ouro Preto, no ano de 1967, na casa do pintor Carlos Scliar. Da junção dos talentos saíram composições como Rosa-dos-Ventos, Samba do Pouso e O Mergulhador. Em 1970, foi a vez de Aldir Blanc cruzar seu caminho. Resultado? Falso Brilhante, De Frente pro Crime, Fantasia, entre outras canções que fizeram muito sucesso.

Blanc e Bosco, inclusive, estiveram recentemente juntos no palco para shows especiais em comemoração aos 70 anos de Blanc. As apresentações foram realizadas no CCBB do Rio de Janeiro com o título de Aldir Blanc 70 Anos – Bom de se Ver, Bom de se Aldir.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;