Automóveis Titulo
Batalha dos espartanos
Sueli Osório
do Diário do Grande ABC
17/08/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Eles são os autênticos pés-de-boi, Versões mais acessíveis do segmento de entrada de Chevrolet, Fiat e Ford. Nessa faixa de mercado, custo-benefício é o mais importante na hora de decidir a compra, que tende a ser racional.

A Ford acaba de fazer um facelift no seu compacto, o Ka, que ocupa a quinta colocação no segmento de veículos de entrada, com 38.754 unidades emplacadas de janeiro a julho segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). No entanto, o modelo é líder no segmento de hatches compactos de duas portas, reponsável por 30% desse mercado.

Entre as novidades, a grade dianteira foi incorporada ao para-choque, faróis e lanternas agora são escurecidos, o que o deixaram com um ar de Fiesta. O interior recebeu acabamento em tom prateado nas saídas de ar, maçanetas e manopla de câmbio. O quadro de instrumentos é iluminado por luz branca. Embora tenha muito plástico, inclusive nos painéis das portas, os encaixes são bons.

O que agrada mesmo é o desempenho do motor, com 9,2 mkgf de torque a 5.000 rpm e 72,7 cv a 6.000 giros quando abastecido com etanol. O carrinho tem saídas rápidas e é bem esperto no trânsito urbano. É o único dos três que sai de fábrica na versão básica com travas elétricas. Ponto negativo para os cintos de três pontos laterais no banco traseiro, que não são retráteis, o que dificulta a regulagem, principalmente para as crianças.

O Celta também agrada pelo desempenho. É o mais potente dos três, entregando até 78 cv a 6.400 rpm e também é o mais CF51magrinho/CF, com 860 quilos.

Diferentemente do Ka, tem revestimento de tecido nos painéis das portas. Tem boa visualização do quadro de instrumentos e, assim como o rival da Ford, oferece posição baixa ao condutor. Como ponto negativo, tem a lista de opcionais mais limitada. É o terceiro colocado em vendas no País, com 84.145 emplacamentos até julho.

O Fiat Uno tem a seu favor o visual, que certamente atrai mais olhares na rua. É um carro simpático e também o que oferece mais opções de equipamentos, como freios ABS, regulagem de altura do volante e faróis de neblina, que não estão disponíveis para os competidores. Além disso, conta com vários tipos de kits de itens de conforto, de aparência e de personalização, como adesivos para colunas e portas.

Segundo carro mais vendido do País, teve 24.929 unidades emplacadas só em julho, totalizando 158.321 veículos comercializados nos primeiros sete meses deste ano. Como principal ponto negativo está o desempenho: é o mais lento dos três, principalmente nas subidas. Por outro lado, agrada a posição de dirigir, que é mais elevada que a de seus rivais.

VEREDICTO
Por tratar-se de um segmento de entrada, o Ford Ka vence o comparativo por ser o mais barato, oferecendo o melhor custo-benefício e desempenho mais satisfatório. Em seguida, apesar de ser o mais lento dos três, o Uno supera o Celta pelo design jovial e por proporcionar ao consumidor ampla gama de kits e opcionais.

O Chevrolet Celta, em terceiro, tem a seu favor o conjunto motor-câmbio bem ajustado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;