Memória Titulo Memória
São Caetano e o Congresso de Rio Grande da Serra

O melhor de um Congresso de História no Grande ABC é a sua preparação...

Ademir Medici
03/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O melhor de um Congresso de História no Grande ABC é a sua preparação, muitos meses antes do evento em si. O 14º, que Rio Grande da Serra sediará em 2017, nem data tem, mas já mexe com a intelectualidade.

O idealizador dos congressos, em 1990, professor José de Souza Martins, já está sendo contatado a participar. E ele tem boas ideias referentes à sua São Caetano. E trabalha para que várias iniciativas sejam tomadas.

É o caso do terceiro centenário de construção da capela da Fazenda dos Beneditinos: 1717-2017. Aquela capela, substituída pela atual Matriz do bairro Fundação, trouxe para a nossa região o nome São Caetano, no lugar da antiga denominação Tijucuçu.

Lembramos que fato semelhante ocorreu a alguns quilômetros dali, por obra dos mesmos beneditinos, que criaram a Fazenda São Bernardo, na mesma época, rebatizando parte considerável da antiga Borda do Campo. Batizava-se o atual município de São Bernardo, que hoje leva o apêndice ‘do Campo’ no nome, a exemplo de São Caetano, que acrescentou o ‘do Sul’ – nomenclaturas contemporâneas do tempo em que nascia a expressão ABC, do hoje Grande ABC, na década de 1940.

Terceiro centenário

Texto: José de Souza Martins

Boa a notícia de que foram iniciados os preparativos para a realização do 14º Congresso de História do Grande ABC e melhor notícia, ainda, a de que os preparativos começam com entusiasmo e enraizamento.

Lembro aos organizadores que estão sendo preparadas as comemorações do terceiro centenário da construção da primeira Capela de São Caetano, na fazenda beneditina do Tijucuçu que, em consequência, foi rebatizada pelos monges de São Bento com o nome de Fazenda de São Caetano do Tijucuçu.

O próprio bairro de sua localização já era denominado, 50 anos depois, no recenseamento de 1765, bairro de São Caetano.

Tenho encontro marcado com o padre Jordélio, em São Caetano, para uma primeira conversa formal a respeito. As comemorações estão sendo propostas para 7 de agosto do ano que vem, dia do santo da Divina Providência, São Caetano Di Thiène.

Nesse sentido, seria conveniente abrir, na programação do Congresso de Rio Grande da Serra, um espaço nobre para o tema.

Em conexão, tenho tido conversas com as pessoas que podem tomar decisões, sobre a retomada das escavações arqueológicas na área da capela, da casa grande, das senzalas e da fábrica da antiga Fazenda de São Caetano. Esse patrimônio histórico de subsolo corre risco e pede medidas de urgência. Já conversei com a professora Sonia Xavier, presidente da Fundação Pró-Memória, e tive uma reunião com os técnicos do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em São Paulo.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 3 de julho de 1986 – ano 29, edição 6175

Manchete – Sodré defende renúncia de Ermírio

- Abreu Sodré: ex-governador de São Paulo. Exercia o cargo de ministro das Relações Exteriores no governo do presidente José Sarney.

- Antonio Ermírio de Moraes: industrial. Candidato a governador de São Paulo.

Santo André – Hospital Municipal desenvolve testes para salvar vidas de bebês.

São Caetano – Em estudos a ampliação das obras de canalização do Rio Tamanduateí em 200 metros.

Indústria – Montadoras têm 8.000 veículos à espera de peças.

Polícia – Em liberdade autor de duplo assassinato na região.

Em 3 de julho de...

1916 – Dois homens de nacionalidade espanhola são detidos pela polícia quando forçavam a porta da residência de Anna Cardoso, mãe do professor José Augusto Leite Franco, diretor do Grupo Escolar de Santo André, e do prefeito Saladino Cardoso Franco.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: desordens em Berlim.

1966 – Notícias publicadas pelo News Seller, antecessor do Diário:

- Casas e apartamentos do IAPI vão ser colocados à venda para seus moradores.

- Roberto Carlos visita a fábrica da Willys Overland, em São Bernardo. E recebe as chaves de um modelo 400.0.

- Pirelli, campeão absoluto do pugilismo amador.

Santos do Dia

- São Tomé. Pescador, natural da Galileia. Um dos 12 apóstolos de Jesus e um dos quatro evangelistas. Diz a tradição que Tomé levou o evangelho à Índia, onde foi martirizado com uma lança.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

- Anatólio

- Leão II

Hoje

- A Igreja celebra os santos Paulo e Pedro

Município Paulista

- Hoje é o aniversário de Águas da Prata. Elevado a município em 1935, quando se separa de São João da Boa Vista.

Municípios Brasileiros

- Celebram aniversário neste dia 3 de julho: Brasileia (AC), Cocalzinho de Goiás (GO), Montes Claros (MG), Três Pontas (MG) e Ubá (MG). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;