Setecidades Titulo Cursos profissionalizantes
Diadema ganha mais uma unidade da Fundação Florestan Fernandes
Marília Montich
Do Diário OnLine
01/07/2016 | 15:16
Compartilhar notícia
Divulgação


Os moradores de Diadema passarão a contar em breve com nova unidade da Fundação Florestan Fernandes. Localizado no Jardim das Nações (Avenida Prestes Maia, 1126), o centro de cursos profissionalizantes foi inaugurado no último dia 23, mas só começará a funcionar efetivamente na primeira semana de agosto.

Quatro cursos serão oferecidos: mecânica básica para motos, panificação artesanal, preparação para o primeiro emprego e confeitaria básica. As inscrições vão até o dia 4 deste mês. Ao todo, 100 pessoas devem ser beneficiadas.

Segundo o presidente da fundação, Joeder Souza, a escolha do bairro para sediar a nova unidade se deu pensando em facilitar o acesso dos munícipes. “Optamos pelo Jardim das Nações pela questão da industrialização da área. Muitas pessoas trabalham naquela região e para vir para a unidade que existe no centro da cidade fica complicado. Muitas acabam desistindo. A ideia, então, foi levar os cursos para mais perto das pessoas.”

Além da questão da locomoção dos alunos, houve a necessidade de descentralizar o ensino. “Temos projeto de implantar curso técnico de contabilidade e administração no primeiro semestre de 2017. Para isso, vamos ter que usar a unidade central e temos que deixar o prédio mais livre”, explica Souza.

Referência em cursos profissionalizantes na cidade, a Florestan Fernandes nasceu em 1996. Os recursos vêm integralmente do município, com exceção de parcerias esporádicas com os governos estadual e federal. Desde o início da última gestão, que data de 2013, 6.800 pessoas ao todo já se formaram pela instituição.

Ana Rosa Zagrakalin Bettini, 33 anos, faz parte dessa estatística. Há apenas dois meses e meio ela se formou no curso de confeitaria básica e, no último sábado, no de panificação artesanal. Mãe de dois filhos – um de 7 e outro de 12 anos – ela deixou o escritório em que trabalhava para ficar mais perto da família. Foi quando se inscreveu em seu primeiro curso. “Como eu gosto de culinária, resolvi estudar confeitaria para ver se dava para trabalhar de casa, cuidar das crianças conciliando com atividade que gosto. E gostei tanto que depois parti para a panificação.”

Ana afirma que as aulas na fundação superaram suas expectativas. “Foi bem mais do que imaginava. Todo mundo participa, põe a mão na mesma massa. Se der errado, aquele é o momento de aprender”, conta a diademense, que hoje já vende bolos graças às técnicas que aprendeu.

Para o professor Leandro Prearo, gestor do Inpes (Instituto de Pesquisa da USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul), fazer em um curso técnico é uma excelente escolha para quem quer ou precisa ingressar rapidamente no mercado. “De forma geral, profissionais formados por esses cursos se deparam com mais oferta de empregos do que recém-formados em universidades”, afirma o docente, que explica que a maioria dos indivíduos que busca a opção é jovem (65%), com até 24 anos, reflexo do maior número de desempregados nessa faixa etária.

Fique atento – Para participar da prova de processo seletivo da nova unidade da fundação, que acontecerá dia 9 e 10 de julho, os interessados devem se inscrever na sede da Florestan Fernandes (Alameda da Saudade, 186, Vila Conceição) entre às 8h e 19h30, de segunda a sexta-feira, com RG, CPF e comprovante de residência. Quem preferir, pode fazer o cadastro pelo site. Importante ressaltar que, para quem optar pelo site, é preciso imprimir o comprovante de inscrição. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;