Setecidades Titulo
FEI lança desafio a calouro
Patrícia Queiroz
Da Redaçao
22/05/1999 | 18:44
Compartilhar notícia


Com um tema na cabeça e muito trabalho pela frente para colocá-lo em prática, cerca de 100 calouros da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), de Sao Bernardo, estao participando do projeto Bixo Engenhoso, que tem como objetivo integrar o aluno primeiranista à realidade do campus.

Quatro áreas da engenharia estao participando: Física, Mecânica, Energética e Química. Os temas foram desenvolvidos pelos professores de cada área. A partir deles, os alunos tiveram de elaborar os projetos.

A equipe de professores da Engenharia Física lançou como desafio a elaboraçao de uma catapulta medieval. Já o grupo da Engenharia Mecânica pediu a criaçao de um carro com propulsao a ar. Uma pequena usina hidroelétrica foi o projeto encomendado pelo grupo de professores da Engenharia Energética. A equipe da Engenharia Química teve como tema a produçao de álcool a partir de materiais alternativos.

Nenhum dos 975 calouros da FEI foi obrigado a participar. Os 100 alunos que entraram na atividade escolheram o tema de determinada área sem, com isso, já estar definindo a especializaçao em engenharia que irá fazer, uma vez que a opçao pela área pretendida é feita apenas a partir do 3º ano do curso. Um exemplo é o calouro Carlos Otávio da Costa Silva, 17 anos, que junto a outros dois colegas de classe desenvolve um projeto para extraçao de álcool combustível a partir da palha de arroz. "Ainda nao sei se a Engenharia Química é minha preferida. Mas está valendo o trabalho."

Carlos acredita que o mais importante no Bixo Engenhoso é o contato com fontes e com os próprios professores da FEI. "Desenvolvendo o projeto ficamos mais tempo no laboratório e conhecemos várias fontes para fundamentar uma pesquisa. Isso tudo será usado no decorrer do curso."

A professora Adriana Lucarini, uma das orientadoras do tema elaborado pela equipe de Engenharia Química, conta que uma série de fatores foi levada em consideraçao até a definiçao do assunto que deveria ser desenvolvido. "Quisemos que os alunos encontrassem matéria-prima barata e acessível, além de priorizarem o álcool combustível, menos prejudicial ao meio ambiente e muito mais barato."

Todos os projetos começaram a ser elaborados em meados de fevereiro e deverao ser apresentados, no próximo dia 31, a uma bancada de professores. Os melhores projetos receberao prêmios ainda nao definidos pela FEI.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;