Memória Titulo Memória
Rio Grande da Serra 2017: vamos lá...

Congresso de História registra sua primeira reunião em Rio Grande da Serra, no último sábado

Ademir Médici
26/06/2016 | 07:07
Compartilhar notícia


Ano sim, ano não o Grande ABC se reúne na organização e participação do seu Congresso de História, ideia vitoriosa do professor José de Souza Martins e que teve o primeiro embalo pelo prefeito Celso Daniel e Gipem (Grupo Independente de Pesquisadores da Memória).

A primeira edição foi em 1990 – e lá se vão 26 anos. Em 2017 será em Rio Grande da Serra, o 14º Congresso, encerrando-se o segundo ciclo – ou seja: cada uma das sete cidades terá sediado o congresso duas vezes.

A primeira reunião para o congresso de Rio Grande da Serra foi sábado, 18, no próprio município. Primeiro passo dado, com a força da advogada e historiadora Gisela Leonor Saar, que ofereceu dois volumes encadernados com toda a história da Capela de São Sebastião – patrimônio maior de Rio Grande da Serra. A Prefeitura deu força, idem o Consórcio Intermunicipal, várias cidades representadas. Primeiras sugestões anotadas.

Primeira ideia: realizar reuniões mensais preparatórias. Como local geográfico central, o próprio Consórcio, em Santo André. Mas é importante que reuniões sejam realizadas, também, sempre que possível, em Rio Grande da Serra – é preciso respirar o ar puro da cidade e senti-la pulsando sempre nas coisas de história e memória.

No fog da Mata Atlântica
Texto: Dalila Teles Veras

A primeira reunião decorreu num clima muito fraterno. Diferentemente do último congresso, a equipe da Prefeitura de Rio Grande da Serra não veio com nenhuma proposta pronta. Veio para ouvir, ou seja, entendeu a proposta de construção que tem sido a tônica dos congressos.

Algumas boas sugestões surgiram durante a discussão, como a questão (premente) das águas, inclusive com sugestões de nomes a convidar. Sugeri que a próxima reunião fosse realizada no Consórcio, em Santo André, a fim de facilitar a participação dos que têm dificuldades de ir até Rio Grande da Serra. Foi aprovada e a Marta Lima, do Consórcio, verificou de nos comunicar qual a melhor data do início de agosto.

Fiz um apelo aos presentes para uma força-tarefa no sentido de envolver as universidades nesse processo, pois essa tem sido uma lacuna ao longo dessa história que, aliás, também precisa ser contada, a própria história do congresso, único no seu gênero e no modo como é conduzido.

Maria de Lourdes Ferreira (Malu) sugeriu uma roda de conversa sobre e com o Gipem. Ideia ótima. Tive oportunidade de falar disso, ou seja, da importância do Gipem para o congresso e sugeri que neste congresso a Dra. Gisela seja homenageada, lembrando que quando da realização do 7º Congresso em Rio Grande da Serra, grande parte das reuniões foi realizada na própria casa dela, que funcionou por muito tempo como Secretaria de Cultura de fato.

Foi oferecido aos presentes um tour à capela e à Pedreira. Até o fog característico apareceu para lembrar que estávamos na Mata Atlântica.

Diário há 30 anos...
Quinta-feira, 26 de junho de 1986 – ano 29, nº 6169
Manchete – Brasil reata relações com Cuba, após 22 anos
Diadema – A Santa Casa de Misericórdia confirmou sua desativação dos serviços de ambulatório à população e anunciou a reabertura da unidade como centro materno-infantil e berçário.

Hoje
Dia Internacional contra o uso e tráfico de drogas
Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura
Dia do Metrologista

Em 26 de junho de...
1666 – Câmara Municipal de São Paulo autoriza consertos no Caminho do Mar, que estava danificado e por onde passava gado.
1916 – Cyra de Rezende, cunhada de Augusto Gomes Pinto, presidente da Câmara Municipal de São Bernardo, visita Santo André.
A guerra. Do noticiário do Estadão: a luta em Verdun. Combates violentíssimos; ações em Thiaumont e Fleury; bombardeio pelos aviões alemães; atividade da artilharia inglesa.
1936 – São Bernardo inicia quermesse em louvor ao Sagrado Coração de Jesus. Várias as barracas montadas: Sagrado Coração de Jesus, a cargo de Luiza Setti; Santa Margarida, a cargo de Brasilia de Lima: São Pedro, a cargo de Alvaro Madeira e Claudino Alves; Santa Terezinha, a cargo de Alexandrina Ronchetti e senhoritas.
Correio Paulistano publica anúncio de ¾ de página focalizando os 11 anos da vinda da General Motors para o Brasil.
1946 – Criado o Sesi (Serviço Social da Indústria).

Municípios Brasileiros
Celebram aniversário neste dia 26 de junho: Bodó (Rio Grande do Norte), Castro Alves (Bahia), Catu (Bahia), Fernando Pedroza (Rio Grande do Norte), Itajá (Rio Grande do Norte), Major Sales (Rio Grande do Norte), Monte Santo de Minas (Minas Gerais), Poções (Bahia), Santa Maria da Vitória (Bahia), São José do Belmonte (Pernambuco), São Raimundo Nonato (Piauí), Triunfo Potiguar (Rio Grande do Norte), Umuarama (Paraná) e Venha-Ver (Rio Grande do Norte).Fonte: IBGE

Santos do Dia
João e Paulo eram irmãos. Tudo indica que haviam sido oficiais da guarda imperial.
Renunciaram aos cargos e se recolheram em sua propriedade no Monte Célio. Ali se dedicaram à oração e ao serviço dos necessitados. Deram testemunho de sua fé durante a perseguição de Juliano, o Apóstata, em junho de 362.
Antelmo
João dos Godos
Perseveranda
Josemaria Escrivá de Balaguer
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;