D+ Titulo Quadrinhos
Retorno de Batman

Luís Felipe Soares
08/05/2016 | 07:09
Compartilhar notícia
Divulgação:


Revisitar um clássico é um trabalho nada fácil. Considerado uma verdadeira lenda viva dos quadrinhos, Frank Miller parece não ter medo de desafios em sua carreira, pautada por obras como ''''300'''', a série ''''Sin City'''' e contos memoráveis com o Demolidor. O norte-americano retorna ao universo das HQs ao dar seguimento à saga ''''Cavaleiro das Trevas'''', iniciada na década de 1980 e cuja segunda continuação acaba de chegar ao Brasil. 

''''Cavaleiro das Trevas III – A Raça Superior'''' começou a ser publicada nos Estados Unidos em novembro e o projeto contará com oito edições. Miller divide o desenvolvimento do roteiro com Brian Azzarello (da premiada série ''''100 Balas'''' e com passagem pela revista da Mulher-Maravilha) e as ilustrações principais são assinadas por Andy Kubert (filho do icônico Joe Kubert e desenhista da saga ''''Ponto de Ignição'''').

O primeiro volume revelou um Bruce Wayne aposentado do trabalho de vigilante de Gotham City se vendo obrigado a voltar ao trabalho para colocar as coisas nos eixos – pelo menos em sua visão. Já o segundo capítulo da saga explora uma realidade na qual o mundo está vazio de heróis e a Liga da Justiça ganha mais espaço nas páginas. A ideia da terceira etapa é tentar fazer com que o Homem Morcego volte ao centro das atenções, mesmo que muitas coisas estejam ocorrendo ao seu redor.

PRIMEIRA EDIÇÃO

Mais uma vez, o protagonista não é visto há anos e um caso faz com que imagens feitas por um celular revelem um inesperado retorno do personagem às ruas. O problema é que o material mostra Batman enfrentando policiais e a mídia tenta ‘analisar’ a situação.

A comissária Ellen Yindel tenta compreender o significado de tudo, inclusive pensando nos erros cometidos pela polícia e pela comunidade de Gotham nos últimos anos. Uma estranha revelação ao fim das páginas promete agitar os leitores, principalmente por retomar elementos antigos da série.

Em paralelo, a Mulher-Maravilha mostra o poder como heroína em seu reino e a relação com a filha parece ser algo a ser desenvolvido nas próximas edições. Até mesmo Superman faz participação especial que deixa mais questões do que respostas na cabeça dos fãs.

A impressão que fica nesse primeiro passo de ''''Cavaleiro das Trevas III – A Raça Superior'''' é que Frank Miller mantém a ideia de que esses ‘deuses’ protetores são tão complexos quanto pessoas comuns, mas que as proporções de tudo à sua volta são bem maiores. Andy Kubert não é extravagante nas ilustrações e tenta buscar referências no volume original.

Um conto secundário com o quase desconhecido herói Eléktron completa a publicação. Pistas estão sendo deixadas – em ambas histórias – para que um enredo maior seja completado até o fim do ano.

ARTISTA LOCAL ASSINA UMA DAS CAPAS

O lançamento de ''''Cavaleiro das Trevas III – A Raça Superior'''' no Brasil acompanha costume norte-americano das capas variáveis. Além da edição distribuída nas bancas e livrarias, versões em lojas especializadas terão ilustrações diferentes em sua apresentação.

Uma das versões é assinada por Ivan Reis, de São Bernardo. A HQ com seu desenho está à venda somente na Livraria Devir (Rua Teodureto Souto, 624. Tel.: 2127-8750), em São Paulo. A capa do artista coloca o protagonista lutando contra o líder mutante da seita que aparece na história. 

“O mais bacana é que tive muita liberdade. Segui um estilo ao qual não estou acostumado. Adotei outra linguagem de lápis e arte final”, explica o ilustrador, que já havia trabalhado com Batman em participações do herói em outras linhas, como a Liga da Justiça. “Foi minha primeira experiência exclusiva com o personagem, onde senti uma inspiração mesmo.”

A variação das capas da série ocorreu como ação de marketing da DC Comics. Cerca de 50 lojistas dos Estados Unidos puderam escolher um desenhista que faria a ilustração que seria exclusiva da comic store. “Acredito que a tendência é fazer um álbum só com essas capas de ''''Cavaleiro das Trevas III''''.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;