Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor
Tecnologia x crise: parar ou evoluir?
Do Diário do Grande ABC
06/05/2016 | 10:37
Compartilhar notícia


Artigo

Não permita que o pânico se instale em sua empresa e aproveite o momento para apostar em inovações que alavancarão o negócio. Estamos rodeados de notícias e acontecimentos complexos, seja no cenário político ou econômico, e vivemos uma das maiores crises já enfrentadas no Brasil. O tempo passa, lá se foi o primeiro trimestre, e somos arrastados de volta, literalmente, em marcha à ré! Este é o momento de se reorganizar, replanejar, analisar cuidadosamente tudo que será gasto, revisar os contratos e custos.

Mas se você se curvar à crise e ao pânico e não repensar, não conseguirá enxergar nenhuma das oportunidades que aparecem. Foque o seu pensamento e direcione a sua energia para isso. Faça agora, neste momento, o seu planejamento de maneira serena e estratégica, pois as oportunidades vão surgir daí: do seu próprio negócio, das suas próprias ideias e as de sua equipe.

A melhor forma de começar a se reestruturar é apostar na tecnologia da informação, que tem grande poder nestas horas, pois sendo aplicada corretamente pode proporcionar redução efetiva de custos. É sabido que investir em tecnologia proporciona conhecimento e controle de processos, qualidade, prazos, flexibilidade e inovação. Mas um ponto interessante neste cenário, onde a incapacidade e a incerteza para investir são presentes, é que os serviços em tecnologia podem retardar investimentos. Bom exemplo é que na área de banco de dados o diagnóstico de ambiente pode ser comparado ao check-upmédico, onde especialistas examinam servidores, sistemas operacionais e gerenciadores de banco de dados, buscando revisar melhores práticas, otimizar consumo de recursos de memória, processador e discos, e criticando consultas com desempenho ruim. Proporcionando como resultado sistemas estáveis, performáticos e com baixos riscos de paradas não programadas, sem a necessidade de adquirir hardware ou atualizar software.

As soluções em nuvem também podem ser grandes aliadas no momento de crise, pois existem ofertas consistentes, que efetivamente proporcionam redução nos custos de propriedade para rodar os sistemas, mantê-los seguros e sempre disponíveis, o que toda empresa deseja. Estes são apenas alguns exemplos de como a tecnologia é vantajosa em momentos de instabilidade dentro das empresas. O cenário, economicamente ruim, não significa estagnação permanente. A crise é oportunidade de crescimento futuro, onde sua empresa se mantém como referência no mercado. Investir em tempos difíceis não se trata apenas do mero conceito da palavra, mas sim de algo que vai muito além dela: é pensar no aqui e agora, mirando os anos vindouros.
Reynaldo Ajauskas é diretor de operações da empresa DBACorp.


Palavra do leitor


Os donos
A caminho dos 194 anos, só temos uma conclusão: somos República democrática com 200 milhões de súditos com vida de vassalos, 513 insignes perenes e 81 ínclitos, todos pregadores em subcorte do seu próprio mérito, mais 11 ‘de rapina’ – com asas de condores, mas apetite de abutres – e dezenas de candidatos a reis e rainhas. Donos do Brasil, instalam suas milícias em total detrimento de sociedade que não suporta mais tanto crime. Nosso povo é reflexo do nosso governo, debatendo-se sobre mal aterrorizante. Nossos aparelhos de Justiça jamais inibem atuações voltadas ao crime em todos os governos, nunca se afastando das abas dos nossos cofres! As privatizações tornam-se em seus propositores construtoras de bilhões de dólares, que favorecerão às gerações futuras dos administradores que as proclamaram, minando aos poucos nossos patrimônios e riqueza naturais, e todos os modais estratégicos, alguns que deveriam ser objetos de Segurança nacional.
Paulo Rogério Bolas
Santo André

Software
Mais um descaso com o erário e com os munícipes. Conforme noticiado neste Diário (Setecidades, dia 4), a Prefeitura de Santo André em 2014 adquiriu software que promete, em tempo real dos semáforos, diminuir em até 10% os congestionamentos pela cidade. É espantoso saber que desde a aquisição o projeto parou e o software está engavetado já por dois anos. Fato que apenas soma-se a inúmeros exemplos de falta de sensibilidade e preocupação com os andreenses por parte dos atuais gestores. O Executivo não executa, o Legislativo é omisso em sua função fiscalizadora e os munícipes estão à deriva e vendo a rica Santo André há anos sem crescimento! Enquanto a preocupação do poder público se afasta da real necessidade da população e do respeito com seus representados, a cidade vai parando. Atenção! Ano eleitoral! Ideal para renovarmos e buscarmos representantes compromissados com cada um de nós, que não desperdicem nosso dinheiro! Que invistam em qualidade de vida e que administrem com eficiência!
Marcio Colombo
Santo André

Rezemos!
Por que Lula e Marisa deram as diretrizes para as reformas no triplex do Guarujá e no sítio de Atibaia se não são seus donos? Por que a OAS, que tem seu presidente e outros executivos condenados por crimes na Operação Lava Jato, gastou milhões com Lula? O MP (Ministério Público) acredita que está chegando perto das respostas a essas perguntas. Para o MP, Lula se valeu da construtora e de amigos para ocultar patrimônio. Os investigadores da Lava Jato encontraram evidências concretas disso. Mensagens descobertas no aparelho celular do empresário da OAS Léo Pinheiro, um dos condenados no escândalo de corrupção da Petrobras, detalham como a empresa fez as reformas e mobiliou os imóveis do Guarujá e de Atibaia, seguindo as diretrizes do ‘chefe’ e da ‘madame’ – Lula e Marisa Letícia, segundo os policiais. Em 2003, no começo do primeiro mandato, Lula dizia que ali começava nova era, e o Brasil deixaria de ser o País do futuro e se tornaria o País do presente. Entretanto, o Brasil de hoje está apodrecendo moralmente pela roubalheira. Rezemos para que ainda haja tempo para consertá-lo.
Francisco Emídio Carneiro
Santo André

Cunha
Eduardo Cunha ameaçou que, se caísse, faria-o atirando. A primeira visita que Cunha recebeu após ser afastado pelo ministro Teori Zavascki, do STF, da presidência da Câmara foi a de Paulinho da Força. Ele foi dar ‘força’ ou pedir ‘misericórdia’? A conferir...
Beatriz Campos
Capital

Resposta
Em resposta à carta do leitor José Euripedes Canile Candeira (Parabéns, ontem), a Prefeitura de Santo André informa, por meio do DPAV (Departamento de Parques e Áreas Verdes), da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, que está agendada para hoje vistoria no local mencionado para verificação da situação relatada e, posteriormente, será definido cronograma para execução da manutenção necessária. Em relação às atribuições do Semasa, a autarquia realiza continuamente a limpeza pública do local com a varrição e coleta de resíduos da via. Em vistoria, a equipe do Semasa constatou que não há problemas relacionados ao acúmulo de resíduos.
Prefeitura de Santo André

Malfeitores
Aquele sorriso de deboche, aquela atitude e postura arrogantes, sentimento de superioridade e a certeza da impunidade pouco a pouco vão se transformando em medo, raiva e ódio contra os que ‘ousaram’ mostrar as verdadeiras faces desses criminosos. Não é mesmo, senhores Eduardo Cunha e João Santana e dona Monica Moura? Pelo menos tenham a hombridade de arcar com seus atos.
Luiz Nusbaum
Capital
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;