Setecidades Titulo
Moradores do Barão de Mauá protestam
Tatiana Freitas
Do Diário OnLine
16/08/2002 | 12:40
Compartilhar notícia


Os moradores do Residencial Barão de Mauá, no Parque São Vicente, em Mauá, realizaram na manhã desta sexta-feira um protesto lembrando que há um ano foi anunciada a contaminação do solo do local. Os moradores reclamam a falta de respostas precisas a respeito do risco que correm vivendo na área.

Com apitos e faixas, os manifestantes seguiram em passeata pela cidade até a Prefeitura, onde cantaram 'Parabéns a você'. Eles exigem do secretário de Saúde laudos sobre a qualidade da água, solo e ar da área. Além disso, apontam a necessidade de serem realizados novos exames em todos os moradores para verificar o grau de contaminação.

Os proprietários de apartamentos do residencial reclamam também da desvalorização dos imóveis e chegam a apontar até mesmo um certo preconceito de outros moradores da região em relação aos “contaminados”.

Desde que a Prefeitura anunciou a contaminação do solo do condomínio por 44 substâncias tóxicas, entre elas o benzeno (cancerígeno), foram instalados postos de análise da água do local, que é feita com certa freqüência.

Segundo a Cetesb, a área está sob fiscalização e monitoramento, o que diminui o risco de contaminação.

A construtora SQG, por sua vez, informou por meio de nota que o problema de contaminação está restrito somente ao subsolo e que todas as medidas exigidas pela Cesteb estão sendo cumpridas.

A Prefeitura de Mauá lembrou que 98,8% dos exames realizados nos moradores do condomínio deram negativos para contaminação de substâncias tóxicas. A administração municipal afirmou também que novos estudos sobre a situação da água, do solo e do ar ficarão prontos até o final do mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;