Automóveis Titulo Lançamento
Interior, motor e transmissão

Toyota Etios chega à linha 2017 com novas caixas de câmbio e quadro de instrumentos digital

Vagner Aquino
Enviado a Mogi das Cruzes (SP)
29/04/2016 | 20:35
Compartilhar notícia
Divulgação


Constantemente solicitado pela clientela, o câmbio automático (ou mesmo automatizado) se tornou praticamente indispensável no portfólio das montadoras que vendem carros no Brasil. E, a fim de continuar alavancando suas vendas, a Toyota decidiu mergulhar de cabeça nessa onda com o Etios 2017.

Nos novos propulsores 1.3 e 1.5 (as litragens são as mesmas, mas foram modificados diversos componentes, como o desenho dos pistões, por exemplo) houve aumento de potência. A propulsão menor – que equipa apenas o hatch – passa a gerar 98 cv (antes 90 cv). O motor 1.5 subiu de 96 cv para 107 cv.

Atrelado a isso está a principal estrela do lançamento: o câmbio automático de quatro velocidades, disponível em ambas as configurações. Antes que surja a dúvida, cabe salientar que não se trata da mesma transmissão que o Corolla usava há alguns anos. E, ao contrário do que se pode pensar, seu desempenho está longe de ser ruim. Aliás, é bastante satisfatório. Não há trancos ou choro pedindo uma quinta (e inexistente) relação. Realmente surpreendeu. E tudo sem abusar do consumo. Conosco fez média de 10,5 km/l em ciclo combinado.

Outra novidade vem da caixa manual, que agora tem seis velocidades (eram cinco). De acordo com a marca isso fez com que as relações fossem otimizadas. Sobre seu trabalho, nota 7, pois as relações poderiam ser mais precisas.

Por falar em conforto, o interior também mudou. Agora tem isofix (para fixação de cadeirinhas de crianças), além de encosto para a cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes traseiros. Mas o chamariz é o quadro de instrumentos, que permanece ali, ao centro, no topo do painel, mas agora tem informações totalmente digitais em todas as configurações de acabamento. Além de mais bonito, ficou mais funcional e prático. Ponto para a Toyota.

Mas, mesmo com novidades em motor, transmissão e painel, o Etios 2017 não teve alterações estéticas. Por fora, as únicas mudanças foram desenhos de rodas, novas cores da carroceria e a redução do tamanho da antena – que era um problema para alguns clientes.

A previsão da marca é vender 68 mil unidades do Etios neste ano – sendo 40% na configuração com câmbio automático. Preços partem de R$ 43.990 no hatch X 1.3 e R$ 48.495 no sedã X 1.5.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;