Setecidades Titulo Ribeirão Pires
MP cobra respostas da Prefeitura sobre falta de médicos na UPA
Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
20/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O MP (Ministério Público) encaminhou ofício à Prefeitura de Ribeirão Pires solicitando informações sobre a falta de médicos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade. O prazo para que a administração responda vai até o dia 4 de maio.

O documento foi enviado no início deste mês, dando 30 dias para a resposta, após denúncia feita no órgão pelo vereador Renato Foresto (PT). Ele afirmou que foi até o local no dia 7, um domingo, e não havia profissionais.

O Diário foi até a UPA na tarde de ontem e verificou que oito médicos estavam atendendo. Mesmo assim a espera era grande. “Cheguei aqui por volta das 10h30 e a minha mulher, que estava com crise asmática, só foi atendida por volta das 14h. Em relação ao médico, fomos bem orientados”, afirmou o porteiro Rivaldo Donizete, 39 anos.

Para a dona de casa Franciele Santos, 22, o problema foi a troca de plantões. “Minha filha recebeu o medicamento e o médico não pediu nenhum exame. Quando voltamos era outro profissional, que pediu um raio X.”

A Prefeitura confirmou o recebimento do ofício e afirmou que a resposta deve ser enviada até segunda-feira, antes do vencimento do prazo. A administração disse ainda que em apenas um dia isolado os profissionais que deveriam estar de plantão se ausentaram ao mesmo tempo, deixando só um médico. O fato de ser domingo tornou mais difícil a reposição de profissionais. A administração reitera que a UPA não fechou as portas e que no dia citado, cerca de 20 pessoas passaram pela urgência ou emergência.

“Com a implantação de sistema de gestão, o problema, por hora, está resolvido” disse a Prefeitura, em nota.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;