Cultura & Lazer Titulo
Má distribuição de renda impede propagação da banda larga
Emerson Coelho
Do Diário do Grande ABC
07/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Especialistas apontam que a internet em alta velocidade (banda larga) no Brasil é uma das mais caras e lentas do mundo, não só pela alta carga tributária incidente sobre o serviço (em torno de 42%), mas também pela má distribuição de renda dos brasileiros.

"O principal consumidor da internet banda larga no Brasil é a classe média, infelizmente o serviço ainda não atingiu grande parte da população, por isso ainda é muito caro e não tem a mesma qualidade encontrada em outros países como Estados Unidos e Japão", afirma o professor Denis Gabos, do Departamento de Ciências da Computação da FEI (Fundação Educacional Inaciana), especializado em redes.

Gabos explica que os investimentos no setor não deslancham justamente por causa do baixo número de usuários - estimado em torno dos 11,82 milhões (entre consumidores de conexões de acesso móvel e fixo).

"Para que haja melhoria de qualidade tem que existir investimento em infraestrutura, principalmente na ampliação e modernização dos backbones (as espinhas dorsais de um sistema de conexões de altíssimo desempenho) e isso não acontece por causa do baixo número de usuários", salienta o professor.

ALTO DESEMPENHO - A operadora Net traz experimentalmente para São Paulo o Virtua 5G, a quinta geração de seu serviço de banda larga, com velocidades de 20 e 60 mega. A empresa disponibilizará a conexão gratuitamente para usuários do pacote Net Combo HD Max, que também contarão com um portal exclusivo de vídeos em alta definição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;