Setecidades Titulo
Tai chi chuan e lian gong fazem sucesso em parque
Fernanda Caleffi
Do Diário do Grande ABC
10/03/2002 | 18:45
Compartilhar notícia


As aulas de tai chi chuan e lian gong – exercícios físicos de origem oriental – têm atraído pequenas multidões ao Parque Celso Daniel (antigo Duque de Caxias), em Santo André, nos últimos meses. As turmas começaram tímidas, com cerca de 20 pessoas, e hoje reúnem mais de 150 pessoas. Neste fim de semana, excepcionalmente, o grupo do parque teve aulas no recém-inaugurado Sesc Santo André. “As aulas trazem um benefício corporal que não encontrei em nenhuma outra ginástica. É uma terapia”, disse a professora de artes Edila Rodrigues,48 anos, que acompanha as aulas de lian gong desde a criação do grupo.

Iniciadas em 1999, as aulas fazem parte do projeto Parque em Movimento, do Departamento de Lazer da Prefeitura de Santo André. Hoje, além do parque Celso Daniel, há turmas em dez centros comunitários e em outros dois parques. “Durante a semana, os centros recebem quase 100 alunos por aula. Ao todo, são cerca de mil participantes. As pessoas passaram a sentir os benefícios da prática e começaram a chamar os amigos. É uma melhoria na qualidade de vida”, afirmou a professora de lian gong Eliete Dias.

Com quase 30 anos de experiência, Eliete e seu marido, Rui Hamai, que também dá aulas pelo programa, foram buscar na China o aperfeiçoamento da técnica. “Estivemos por dois meses na China fazendo um curso”, disse Eliete.

Em abril, o projeto inicia nova terapia entre as árvores do parque: chi kun (exercícios respiratórios), aos sábados, das 8h às 10h. Quem quiser informações pode ligar para 4433-0321 e 4433-0411.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;