Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Cisto de ovário - Dr. Leo Kahn

O cisto ovariano pode aparecer em um ou em ambos os ovários, podendo causar discreta dor na região baixa do abdômen e sem relação com a menstruação.

Dr. Leo Kahn
01/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Os ovários fazem parte do sistema reprodutor feminino e têm como função a produção do óvulo, fabricação dos hormônios femininos e os androgênios. O cisto ovariano pode aparecer em um ou em ambos os ovários, podendo causar discreta dor na região baixa do abdômen e sem relação com a menstruação.

Cerca de 20% a 30% das mulheres podem desenvolver esses cistos, sendo os mais comuns os funcionais, que são formados durante o período de ovulação e aumentam e regridem de acordo com a variação do ciclo.

São classificados em:

Cisto folicular – A cada ciclo menstrual, as variações hormonais estimulam o crescimento de um folículo ovariano, que é um pequeno cisto que contém o óvulo em seu interior. Caso o folículo não seja rompido, ele continua a acumular líquidos e a crescer, formando um cisto. Atinge pelo menos 2,5 centímetros de diâmetro. Este tipo de cisto costuma desaparecer espontaneamente após algumas semanas.

Cisto de corpo lúteo – Quando o folículo ovariano se rompe e liberta o óvulo, ele passa a se chamar corpo lúteo. Se o óvulo libertado não for fecundado, o corpo lúteo involui e desaparece em poucos dias. O cisto de corpo lúteo costuma ter mais de 3 centímetros de diâmetro e também desaparece espontaneamente após algumas semanas.

Outros tipos de cistos:

Endometrioma – Mulheres com endometriose podem desenvolver esses cistos nos ovários, ou cistos de chocolate, devido ao seu conteúdo escuro e sanguinolento. Costumam ser dolorosos, principalmente na época do período menstrual ou durante o ato sexual.

Cisto dermoide – Ou teratoma cístico maduro, é um tumor benigno que surge em mulheres jovens. Por ser uma neoplasia de células germinativas, esse cisto pode conter pedaços de osso, cabelo, pele, gordura e até dentes. Pode causar dor e alguns crescem bastante, podendo facilmente ultrapassar os 10 centímetros de diâmetro.

Cistadenoma – Tumor benigno dos ovários que pode chegar a até 20 centímetros de diâmetro. Pode surgir em ambos os ovários e não costuma desaparecer sozinho com o tempo.

Fatores de Risco:

- Histórico familiar.

- Uso de medicamentos para ovulação.

Sinais e Sintomas:

- Irregularidade do período menstrual.

- Pelve dolorida antes ou depois do início da menstruação.

- Dor durante as relações sexuais.

- Dor pélvica súbita e forte.

- Náusea e vômito.

- Inchaço abdominal.

O diagnóstico é feito pelo histórico menstrual da paciente e exame físico da pelve, acompanhado de exames laboratoriais, teste de gravidez, ultrassom pélvico, RM e até laparoscopia.

Saiba mais:

- É muito provável que um cisto ovariano cause dor se aumentar de tamanho, sangrar, romper-se, sofrer trauma durante a relação sexual e se for torcido ou provocar a torção das trompas de Falópio.

- O câncer de ovário costuma se apresentar como tumor sólido no ovário, mas pode ter aparência parecida com a de cisto.

- Nas mulheres em idade fértil, o tumor de ovário é incomum e menos de 1% dos cistos de ovário representam tumor maligno.

- Nas mulheres pós-menopausa, a maioria dos cistos também é benigno, porém, a ocorrência de tumores com aspecto semi-cístico é maior.

- Na maioria dos casos, os cistos foliculares, de corpo lúteo, endometriomas ou cistos dermoides são facilmente distinguíveis pela ultrassonografia ou ressonância magnética.

- Quando não é possível descartar um tumor por estes exames de imagens, o cisto deve ser retirado cirurgicamente para avaliação histopatológica.

- Alguns exames de sangue, como a dosagem do CA 125, ajudam a distinguir tumores malignos de cistos benignos.

- O cisto dermoide é o tipo de tumor mais comum nas mulheres entre 20 e 40 anos. Em casos raros, pode virar câncer.

* Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail para leo.kahn@uol.com.br ou visite o site www.vivaintegral.com.br 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;