Cultura & Lazer Titulo
Para Alckmin, região pode ter 2 Parques Tecnológicos
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
03/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, avalia que não há problemas caso o Grande ABC tenha dois parques tecnológicos. Ou seja, em tese, se forem enviados à sua secretaria - criadora do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos - dois projetos diferentes da mesma região não haverá problemas. "A bola agora está com o Consórcio (Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que organiza a iniciativa), e não com o governo do Estado. Primeiro eles precisam definir os participantes e destinar uma área de 200 mil m² para o parque e estabelecer uma governança. Depois, desenhar o projeto e então enviá-lo para a secretaria, a fim de que seja analisado", afirmou Alckmin, presente na inauguração da ampliação do Centro Tecnológico da General Motors, em São Caetano, ocorrida ontem.

A hipótese foi cogitada por conta da saída de Santo André, na semana passada, do Grupo de Trabalho do Parque Tecnológico, que reúne representantes de todos os municípios da região.

Por deter terrenos disponíveis para sediar a iniciativa com pelo menos 200 mil m², possuir uma incubadora tecnológica e pelo menos uma faculdade - pré-requisitos para ter um parque -, o secretário do Desenvolvimento Econômico da cidade, Vanderlei Retondo, anunciou a possibilidade de desenvolver um projeto próprio.

Questionado sobre a disponibilidade de recursos para financiar dois projetos, já que o governo estadual subsidia iniciativas como essa, o secretário salientou que cada caso é um caso, citando o exemplo do parque de Sorocaba, para o qual foram destinados R$ 10 milhões.

"O problema não é tanto a verba, já que a iniciativa privada também participa da empreitada. Portanto, parte do montante provém de empresas interessadas em participar do parque", apontou.

Alckmin citou como exemplo o Parque Tecnológico de São José dos Campos, que teve boa parte financiada pela Embraer. E fez um paralelo com as montadoras que também podem atuar nesse sentido.

Para o prefeito de São Caetano e presidente do Consórcio, José Auricchio Júnior, a saída de Santo André do grupo de trabalho ainda poderá ser revista durante a próxima reunião entre os prefeitos da região, no dia 8. "Só então vamos definir isso", disse.

Auricchio comentou ainda que, se prevalecer o modelo de diversos polos de tecnologia, um em cada cidade, o Centro Tecnológico da GM tem muito a contribuir com o parque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;