ouça este conteúdo
|
readme
|
O sonho é a matéria-prima do Carnaval da União das Vilas. Com o enredo Quem não sonha... Samba!, a escola de São Bernardo pretende ultrapassar e muito o 5º lugar do ano passado e, quem sabe, começar um novo ciclo de vitórias, como o tetracampeonadto de 1996 a 1999.
“A gente vem bem livre com esse enredo. Na avenida, o que vai marcar são os nossos sonhos”, afirma Mirtes dos Santos Paiva, coordenadora de ateliê e primeira-dama da escola. Ela lembra que os integrantes da escola que venceu cinco Carnavais são-bernardenses se assustaram com o resultado de 2005. Esse ano a escola vem forte, com 530 componentes e R$ 53 mil de investimento, para retornar à trajetória de campeã. “A gente radicalizou nosso desfile deste ano”, adianta.
A escola representará na avenida os sonhos de muitos outros que assistirão o Carnaval de São Bernardo. Com direito ao desejo de (quase) todos brasileiros de ganhar na loteria. Mas é claro que não fica só nisso. O enredo fala de felicidade no mundo e devaneios. E também dos pesadelos, que serão representados numa ala. Mas só uma. Para a platéia não acordar do sonho em pleno Carnaval.
Para que o sonho não acabe na quinta-feira, dia da apuração, muito trabalho. Até a rainha da bateria Sabrina Lázaro, 17 anos, ajuda no barracão. Assim, a garota que começou aos 5 anos como rainha mirim antecipa um pouquinho o Carnaval que está por vir. “Ser rainha é representar a comunidade. Faço isso por amor. Nunca desfilei por outra escola”, diz a moça.
O condutor de casais da escola (que apresenta mestre-sala e porta-bandeira), Olerindo dos Santos Silva, 29, não é cria da União, mas demonstra o mesmo amor. Está há dois anos na escola, que adotou pela proximidade do bairro em que mora, a Vila Carminha, e não largou mais. “Acredito no tema deste ano. Temos boa chances”, avalia Olerindo.
União das Vilas
Fundação – 16/03/1980
Títulos no 1º Grupo – 7
Componentes – 530
Alas – 12
Carros-alegóricos – 4
Presidente – Vicente Paiva
Carnavalesco – Joel D’Souza
Cores – Azul e rosa
Quadra – Praça Giovani Breda
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.