Esportes Titulo
Santos vence clássico e volta à ponta
Thiago Bassan
Especial para o Diário
31/01/2011 | 07:40
Compartilhar notícia


O Santos fez valer bom futebol de início de temporada e venceu o São Paulo por 2 a 0, ontem, na Arena Barueri. Este resultado deixou o Peixe firme na liderança da competição com 13 pontos, enquanto o Tricolor segue com nove, em quinto.

O São Paulo começou a partida a todo vapor e logo aos quatro minutos quase marcou, em bela jogada individual de Fernandinho, que bateu rasteiro e por pouco não fez. A resposta do Santos foi imediata e eficaz. Aos 10, após boa jogada de Maikon Leite, Róbson cruzou na medida para Elano, que cabeceou no canto esquerdo de Rogério Ceni e abriu o placar: 1 a 0.

Em desvantagem, o São Paulo buscou o empate em cruzamento de Jean que Rafael rebateu. Depois, aos 19, Zé Vitor chutou de fora da área e quase marcou. O clássico começou a ganhar emoção e, em cabeçada certeira de Rodrigo Possebon, aos 22, Rogério Ceni fez milagre e evitou o segundo.

O Tricolor teve mais uma chance de marcar com Fernandinho, aos 40, que foi lançado na cara do gol, mas travado pelo zagueiro Edu Dracena na hora ‘H'. Depois, a falta feia de Elano em Juan, com direito a cartão amarelo para o santista, deu o tom da forte disputa que seria o jogo na segunda etapa.

Logo no começo do segundo tempo, Paulo César Carpegiani promoveu a entrada de Marlos no lugar de Zé Vitor. A intenção do treinador era deixar a equipe mais veloz no ataque. Mas o jogador, que recebeu cartão amarelo com apenas três minutos em campo, pouco produziu. Jean acertou a trave aos 25, mas o São Paulo não transformava o domínio na partida em gols. O Santos, por sua vez, apostava suas fichas nas jogadas de contra-ataque.

Em uma das rápidas descidas, pintou o segundo gol do Peixe. Elano chutou forte de fora da área, Rogério Ceni espalmou e, no rebote, Maikon Leite encheu o pé e marcou o segundo do time alvinegro. Era o golpe de misericórdia do Santos para cima de um São Paulo desesperado, tentando atacar de qualquer jeito.

Na base do tudo ou nada, Ceni bateu falta perigosa, aos 35, e quase marcou. No minuto seguinte, Marlos arriscou e Rafael, atento, mandou para escanteio. Depois, o mesmo Marlos tentou novamente, para outra defesa de Rafael. Mas já era tarde.

 

Após vitória, Léo prega mais respeito aos veteranos

Apesar de feliz pela vitória no clássico e satisfeito pela boa atuação, o lateral-esquerdo Léo reclamou da falta de respeito que vem sentindo desde que retornou ao Santos. Sem dar nomes, o jogador de 35 anos ressaltou a importância dos veteranos no futebol atual.

"É uma vergonha para o futebol brasileiro essa situação. Na Europa, valorizam o jogador mais velho e aqui marginalizam, isso me irrita. Meninos sem um atleta experiente ao lado não funcionam. Vamos parar de falar besteira. Isso está errado, não tenho medo de falar. Me considero um jogador de valor e a cobrança é a mesma que nos demais. Temos que valorizar os mais experientes", esbravejou, ainda no gramado da Arena Barueri.

Avessos as polêmicas, os autores dos gols que decretaram a vitória do Peixe entafizaram a importância do resultado positivo e do rápido entrosamente adquirido pelo líder do Campeonato Paulista logo no início da temporada.

"É importante vencer e fazer gols. Eu, Keirrison, Zé Eduardo, estamos ajudando um ao outro e isso tem trazido resultado. O São Paulo teve mais posse de bola, porém, aproveitamos as chances", disse Maikon Leite. "Esperava pela adptação rápida, mas não está sendo fácil, pelo nível dos adversários. Essa molecada do Santos está de parabéns pelo futebol apresentado", elogiou o meia Elano.

 

Tricolores lamentam chances desperdiçadas

Conscientes de que apresentaram futebol superior ao Santos no clássico, os jogadores do São Paulo lamentaram as chances desperdiçadas durante a derrota por 2 a 0.

"Jogamos melhor que eles, tivemos várias oportunidades e perdemos alguns gols, como aquela bola na trave do Jean. No segundo tempo, fomos bem melhores que o adversário. Mas agora é bola pra frente. Temos a obrigação de vencer o Linense", projetou o goleiro Rogério Ceni. "Vamos pensar nos próximos jogos, criamos bastante, mas a bola não entrou. Eles fizeram dois gols e venceram", completou Fernandinho.

A partida contra a equipe de Lins, na quinta-feira, vai marcar a estreia do meia Rivaldo. Com a suspensão de Carlinhos Paraíba, que recebeu o terceiro cartão amarelo, o recém-contratado fará sua primeira partida pelo Tricolor. A confirmação partiu do próprio técnico Paulo César Carpegiani.

"Ele vai fazer a estreia na quinta. Já conversei com ele e tenho certeza que o Rivaldo vai se adaptar tanto no meio-campo quanto jogando mais avançado. Se deixá-lo apenas no meio, alguém marca, e ele não joga. O Rivaldo não terá dificuldade, pois já jogou na esquerda, de ponta de lança e como um segundo atacante", afirmou o comandante do São Paulo.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;