Diarinho Titulo
Ele é o namorado ideal?
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
06/03/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Vai fazer 50 anos que eles se conhecem. Se tivessem se casado, comemorariam Bodas de Ouro. Entretanto, ainda não pensam em oficializar a união. Enquanto isso não acontece, Ken e Barbie - o casal mais famoso do mundo dos brinquedos - continuam a namorar.

O boneco norte-americano surgiu oficialmente em 11 de março de 1961, dois anos após a companheira. Ele a conheceu pouco depois, ao gravarem comercial para TV. Desde então, se transformou em sinônimo de homem bonito, elegante, educado, carinhoso e gentil. Mas será que Ken Carson é mesmo o namorado perfeito?

Na opinião das amigas Cellina Nicoletti Gonzalez e Gabriela Santana Giovanini, ambas 9 anos, de São Bernardo, não é bem assim. Afinal, se fosse tudo ótimo, os bonecos não teriam se separado em 2004.

"O Ken deveria sair mais com ela", diz Cellina. Aliás, a menina sugere outro namorado para a boneca: Max Steel, que também está presente em suas brincadeiras. "Ele iria proteger mais a Barbie."

Segundo Gabi, a mudança de comportamento de Ken pode ter outra consequência. "Se ele ficar um pouquinho mais romântico, a Barbie pode querer se casar e ter filhos."

Júlia de Carvalho Gomes, 8, de São Bernardo, pensa bem diferente; o boneco é mesmo ótimo namorado. Nas historinhas que a garota inventa, o casal, às vezes, é marido e mulher. "Finjo que estão casados. Pego minhas bonecas pequenas e imagino que são as filhas deles. Cada um pode inventar a brincadeira que quiser."

Ao pesquisar na internet a idade dos bonecos, Júlia tomou um baita susto. Pensava que eram mais novos. "Se existissem na vida real, acho que teriam filhos bem grandinhos." Se ele é perfeito ou não, cada um tem sua opinião. Mas que a Barbie iria se sentir muito só sem o Ken, isso iria. 

 

Volta após sete anos separados

Ken e Barbie permaneceram felizes por 43 anos até que em 2004, resolveram dar um tempo no relacionamento. O fim do namoro aconteceu bem no Dia dos Namorados nos Estados Unidos, comemorado em 14 de fevereiro. A notícia foi comentada no mundo inteiro. Os fãs não gostaram muito de ver o casal mais popular do mundo dos brinquedos ficar separado.

Há quem diga que queriam curtir a vida de solteiros; outros afirmam que a boneca cansou de esperar o pedido de casamento. Pouco depois, Barbie teve um namorico com o boneco Blaine, surfista australiano, mas a paixão não durou muito.

Em 2006, surgiu o boato de que Ken e Barbie voltariam a ficar juntos. No entanto, o romance ressurgiu apenas em 2010, quando participaram do filme Toy Story 3. Foi então que o boneco criou coragem para reconquistar a amada.

Resolveu usar as redes sociais para ajudá-lo na tarefa. Com perfis no Twitter (@Official- Ken) e Facebook (www.facebook.com/OfficialKen), contava os planos para convercê-la a reatar o namoro. E deu certo. No dia 14 - Dia dos Namorados nos países do Hemisfério Norte -, eles voltaram.

 

Na telona

Em Toy Story 3 - que acabou de ganhar o Oscar de melhor animação -, Ken e Barbie se apaixonam. O problema é que, aos poucos, ela descobre que o namorado não é tão perfeito; faz parte da turma do mal. Com os vilões, vive teimando que não é brinquedo de menina. Há quem diga que o amor pode transformar todos. E não é que Ken fica bonzinho e ajuda Woody, Buzz, e seus companheiros. Lógico que antes disso acontecer, Barbie dá uma lição no rapaz: estraga algumas roupinhas que ele adora.

 

Ken não é o único

Barbie não é a única boneca a ter namorado. Em 1974, Susi ganhou a companhia de Beto. As roupas eram superestilosas, e o cabelo escuro e comprido dava para pentear. Cabeça, braços e pernas mexiam e os joelhos dobravam. Tinha estilo parecido com o dos cantores da Jovem Guarda, movimento do qual Roberto Carlos fazia parte na juventude.

Ainda no Brasil, surgiu um boneco em 1977 feito especialmente para os meninos: o Falcon, que tinha barba e jeitão de aventureiro. No começo, nem todos gostaram do lançamento; achavam que esse tipo de brinquedo era voltado apenas para as meninas. Mesmo assim, a novidade ganhou fãs e fez muito sucesso nos anos seguintes.

No início dos anos 2000 surgiu Max Steel, agente secreto que une inteligência, força e equipamentos tecnológicos para acabar com os inimigos. O boneco ganhou série animada na telinha e filmes, exibidos duas vezes por mês no Sábado Animado, do SBT.

 

Tem mais

- Criado em 1961 pelo casal Ruth e Elliott Handler, o primeiro Ken já tinha visual descontraído. Vestia sunga vermelha, chinelos e carregava toalha amarela. O cabelo era curto e enroladinho. Era 1 cm mais alto que a Barbie, que surgiu antes, em 1959. Foi inspirado em galãs que faziam sucesso no cinema nos anos 1950, como Troy Donahue. O nome do casal homenageia Bárbara e Kenneth, filhos de Ruth e Elliott.

- O primeiro Ken negro foi lançado há 30 anos, em 1981. Estiloso, tinha visual de quem curte praia: vestia short amarelo, óculos escuros e tinha cabelo black power - bem armado, estilo bastante comum naquela época. Tinha características comuns à raça, como nariz mais largo e lábios grossos. Depois, surgiram outros modelos negros. A primeira Barbie negra chegou às lojas em 1980.

- O casal ganhou muitas versões inspiradas em personagens de séries de TV e filmes famosos. Lógico que não poderia faltar Barbie e Ken parecidos com Bella Swan e o vampiro Edward Cullen, de Crepúsculo, lançados em 2009. Entre as produções homenageadas pelos bonecos estão Mary Poppins, E o Vento Levou, Speed Racer, O Senhor dos Anéis, O Mágico de Oz, Alice no País das Maravilhas, entre outras.

- Ken Fala Comigo é a nova versão do brinquedo que, agora, fala e tem cabelo que lembra o de Justin Bieber. Um dispositivo permite gravação de voz; para isso, basta apertar um ponto na camiseta do boneco e falar uma frase de até cinco segundos perto do pescoço dele. Para escutá-la, aperta-se um dos botões que ficam nas costas com três opções - voz original, a do Ken e outra mais fina. Já está nas lojas (R$ 100).

- Durante 50 anos, a fisionomia de Ken foi inspirada na aparência de vários atores do cinema norte-americano. O visual de 1977 era semelhante ao de Robert Redford; o Ken de 1999 é parecido com Brad Pitt.

- Ken e Barbie sempre curtiram moda; por isso, se vestem com as roupas que fazem sucesso em cada época. Em 1971, por exemplo, surgiram com visual hippie. Ela ainda ganhou pulsos, tornozelos e cotovelos flexíveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;