Política Titulo
Governo federal puxa 1º escalão de Luiz Marinho
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
18/01/2011 | 07:35
Compartilhar notícia


As trocas no 1º escalão do governo Luiz Marinho (PT) devem continuar nesse início de terceiro ano de mandato. A boa relação do prefeito com integrantes do governo federal ocasionará baixas para sua administração. Um dos nomes certos para embarcar rumo a Brasília é do secretário de Administração e Modernização Administrativa, Valter Correia. O carimbo no passaporte estava apenas na dependência do retorno das férias de Marinho, que regressou ontem depois de 15 dias.

Correia irá integrar a equipe da ministra do Planejamento, Miriam Belchior (PT), que mantém contato estreito com Marinho. O substituto na Pasta ainda está sendo estudado sob sigilo, até porque a secretaria é considerada estratégica em razão de a área encabeçar uma das promessas de campanha do prefeito: o PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) dos servidores públicos. Correia foi o responsável pela modernização do sistema administrativo idealizado por meio do Atende Fácil da Prefeitura.

Em reunião ontem do Consórcio Intermunicipal, Marinho confirmou a possibilidade clara da saída de seu secretário. "Houve pedido pelo Valter. Inicialmente ele não queria deixar o governo, ficou muito dividido. Quando há um pedido, as coisas complicam. Não há consulta para o pedido, é intimação. Se tem essa necessidade da Miriam, vamos colaborar, sem problema."

Além de Correia, pelo menos outros três secretários receberam convite para compor o governo da presidente Dilma Rousseff (PT): de Saúde, Arthur Chioro, de Educação, Cleuza Repulho, e de Cultura, Leopoldo Nunes. "Sabemos que vários secretários foram convidados. Saúde e Educação foram consultados, mas falaram do interesse em não sair, que não tinham disponibilidade no momento. O Leopoldo veio conversar comigo hoje (ontem), não deu certo, então ficou para amanhã (hoje) o diálogo."

Marinho se sente satisfeito diante do assédio ao secretariado. Para ele, isso é um sinal de que São Bernardo conta com boa equipe de governo. "As melhores mudanças são assim, quando as pessoas são convidadas. Melhor do que ter de trocar por ineficiência. Às vezes nem incompetência, mas um desajuste de estilo ou eventualmente de sucesso na empreitada. Vejo como positivo e talvez um ou dois saiam. Vamos substituir tranquilamente."

Com a iminente saída de Leopoldo, o vice-prefeito Frank Aguiar (PTB) deve mesmo ocupar a Secretaria de Cultura. O chefe do Executivo brincou ao comentar o interesse de Frank no último biênio da administração. "No início do governo tinha colocado à disposição e o Frank não quis. Mas se ele demonstrar interesse mesmo, vamos conversar."

Outras mudanças que tendem a ocorrer se referem ao retorno do ex-prefeito Maurício Soares (PT) e Evandro de Lima (PTdoB) ao Paço. O petista se licenciou do posto de assessor especial de Marinho para trabalhar na campanha do filho para deputado federal e agora poderá assumir a Sedesc (Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania) no lugar de José Ferreira, cotado para engrossar a base de sustentação na Câmara.

Já Evandro de Lima espera ser chamado por Marinho para voltar à Secretaria de Relações Internacionais, Pasta que deixou para se candidatar a deputado estadual em 2010.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;